Coluna JP

20/10/2023

- PREFIRINE  

Votado e aprovado o novo prazo para que cidadãos inadimplentes possam acertar as contas com a Prefeitura. O Programa de Recuperação Fiscal de Rio Negrinho – Prefirine, foi aprovado na Câmara de Vereadores. A Prefeitura contabiliza no seu ativo financeiro uma dívida de R$ 60.531.362,14 (sessenta milhões, quinhentos e trinta e um mil, trezentos e sessenta e dois reais e quatorze centavos), proveniente de tributos, especialmente impostos, taxas, contribuição de melhoria e tarifas que os contribuintes não pagaram, e que permanecem nos registros, gerando ações administrativas de controle, cobrança, inclusive judicial, avolumando e comprometendo os serviços de manutenção fiscal da fazenda municipal. O prazo para quem quiser aproveitar o programa vai até o dia 24 de novembro.

- PASSOU  

Após muitos dias de chuva, sobe e desce do nível do rio e incertezas, parece que agora a população já pode respirar um pouco mais aliviada, pois a enchente passou. E como já dissemos anteriormente, o povo da cidade mostrou mais uma vez ser um povo aguerrido e solidário, ajudando não apenas na retirada dos móveis, como no retorno dessas pessoas para suas casas e comércios. Houve, inclusive, quem auxiliasse os atingidos com produtos de limpeza e até a limpar as casas.

- ÁGUA  

Uma ideia que surgiu durante sessão da Câmara de Vereadores nessa semana foi a de que a Samae não cobrasse a fatura de água deste mês aos atingidos pelas cheias. Uma atitude que seria de grande valia para quem foi atingido e não afetaria tanto os cofres do Samae, que como bem se sabe, possui tanto dinheiro em caixa que recebeu autorização dos vereadores para investir na construção de praças e parques pela cidade.

- ALÍVIO  

Em Blumenau, para recuperar os ânimos da comunidade após as grandes cheias da década de 1980, o município criou a Oktoberfest. Em Rio Negrinho, este ano, após mais uma enchente que atingiu a cidade, teremos a tradicional Oberlandfest. Uma festa típica que começa a ser resgatada pelo Grupo Oberland após alguns anos parada. E a entrada é franca, fazendo com que a comunidade possa se divertir um pouco depois desse momento tão problemático e triste que passou a cidade.

- GINÁSIO FECHADO  

Vereador Piska reclama que a Prefeitura, há um ano, deixa o ginásio da Vista Alegre fechado à noite. Enquanto a Prefeitura tenta construir um complexo esportivo no Briskão, obra de milhões de reais, um ginásio existente e que atendia a comunidade anteriormente, permanece fechado. O vereador quer respostas, já que nem a comunidade, aparentemente, sabe o real motivo da não abertura do local à noite.

- DIA DOS PROFESSORES  

Vereadores comentaram sobre o Dia do Professor durante a palavra livre, na câmara e houve quem lamentou a profissão ser mal remunerada. Em Rio Negrinho, o salário dos professores continua sendo motivo de discussão. Quando implementou o piso, no ano passado, houve o achatamento do salário da classe. Este ano, nem o piso nacional foi repassado.

- COMO CONSEGUIU?  

Ainda sobre o caso do secretário de Finanças que desviou cerca de R$ 3,3 milhões da Prefeitura, muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre como ele conseguiu fazer isso e como a Prefeitura irá conseguir reaver esse valor. Para o vereador Maneco, é hora do prefeito fazer um pente-fino. Ele ainda observa que o prefeito possui câmeras espalhadas pela Prefeitura e mesmo assim não conseguiu identificar antes o que o servidor estava fazendo…

- ASSUMIU  

Nessa semana o suplente de vereador Maurício do Raio-X assumiu uma cadeira na Câmara, no lugar do vereador Dido, que se afastou do cargo para tratar de assuntos particulares. Ele foi bem recebido pelos demais vereadores, que comentaram ser sempre bom ter sangue novo com novas ideias na casa de leis. Maurício permanece na câmara pelos próximos 30 dias. Mauricio é o quarto suplente do Partido Liberal - PL, mas em comum acordo de desistência dos suplentes Eloy Schoeffel, Ander Weber Veloso e Maria do Carmo Martins; Maurício, que nas eleições de 2020 conquistou 153 votos, pôde assumir a cadeira de titular por um mês.

- EMPREGO  

Nesta sexta-feira (20), a partir das 8 horas, duas empresas rio-negrinhenses de fabricação de papel e produtos florestais estarão realizando entrevistas para contratação de novos colaboradores na agência do Sine de Rio Negrinho. Uma ótima oportunidade para quem está à procura de emprego e uma boa notícia para a economia local, que recentemente sofreu com as demissões da Battistella.

- SENADO  

Tribunal Regional Eleitoral agendou para quinta- -feira (26) a sessão de julgamento de ação de investigação eleitoral contra o senador Jorge Seif (PL). Movida pela coligação ‘Bora Trabalhar”, integrada pelo PSD, Patriota e União Brasil, que apoiaram Raimundo Colombo (PSD) ao Senado, por suposto abuso de poder econômico ao usar helicóptero do empresário Luciano Hang, a estrutura da Havan e obter financiamento de campanha. O Ministério Público já julgou a ação como improcedente. Aparentemente, Colombo ainda tem esperança de que Seif perca o mandato e o ex-governador assuma a vaga no senado, já que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado.

Quer receber notícias diariamente em seu celular? CLIQUE AQUI  e receba conteúdos exclusivos!