- CLASSE
A resposta do novo delegado regional Gil Ribas à ausência de autoridades políticas representando o município de Rio Negrinho à sua posse em São Bento do Sul foi com muita classe. Decidiu que a primeira cidade onde utilizaria a tribuna popular na Câmara de Vereadores seria Rio Negrinho e assim o fez. Segunda-feira lá estava ele apontando dados sobre os problemas de efetivo não apenas na cidade, como em várias cidades do estado, além de mostrar dados sobre a melhoria na segurança de Santa Catarina, frutos do policiamento ostensivo da PM e da investigação da Polícia Civil.
- PROJETINHO BARATO
Durante discussão de requerimento na Câmara de Vereadores que pedia ao Samae a construção de praças nos bairros Pinheirinho e Bela Vista, o vereador Kbelo não deixou o tema passar batido. Além de ser contra o requerimento, disse que esse não passa de um “projetinho barato” do Samae, já que a autarquia não cumpre sequer aquilo que deveria ser sua principal função: atender a todo o município com fornecimento de água e tratamento de esgoto. “Projetinho mequetrefe levar uma quadrinha… levar um parquinho”, desdenhou.
- PROBLEMAS
O vereador ainda disse que a Agência Reguladora (Aris) emitiu um relatório recente onde indica vários problemas no Samae. Desde 2020 a Aris não vinha mais a Rio Negrinho e, agora, em 2023, fez uma vistoria e apontou diversos problemas nas estações coletoras, segundo informou o parlamentar. Ele irá analisar o relatório para cobrar soluções do poder público.
- CUMPRIMENTOU
Vereador Piska, na última sessão, teceu diversos elogios à diretoria do PP, partido pelo qual se elegeu vereador em 2020. Disse que, agora, a sigla mantém pessoas sérias na diretoria e que o problema era uma pessoa (se referindo ao ex-vice-prefeito Beto Albuquerque). Apesar dos elogios, não dá qualquer sinal de que cederia o cargo para um suplente do partido assumir, até porque o primeiro suplente é o ex-vice-prefeito.
- CAIO NO PL
Neste sábado está marcado para acontecer evento de filiação do prefeito Caio Treml junto ao PL. Ele chegou a gravar um vídeo junto ao ex-presidente Bolsonaro para convidar as pessoas a comparecerem, mas Bolsonaro não confirmou presença ao evento. Vale lembrar que Caio foi eleito prefeito pelo PL e abandonou a sigla para se unir ao ex-governador Moisés. Agora que o governador é do PL (Jorginho Mello), retorna para o partido como se nada tivesse acontecido. Fato é que o convite feito ao lado do ex-presidente mostra que Caio pretende apenas tentar surfar na onda do ex-presidente, visando as eleições de 2024.
- CALÇADAS
E das obras feitas pelo atual governo, a que mais se tem falado ainda são as calçadas que nessa semana chegaram a ganhar apelido por parte de alguns contribuintes: “calçadas avalanche”. São bonitas de longe, mas, se chegar muito perto, ao primeiro grito, desmoronam. Buracos formados nas novas calçadas não faltam para exemplificar a brincadeira, basta uma volta rápida pela cidade para ver isso em ruas como a Carlos Weber e Jorge Lacerda (Rua do Sapo), entre outras.
- APREENSIVOS
Moradores da Rua Luiz Scholtz Filho seguem apreensivos no aguardo de uma solução para suas casas. A rua voltou a ser interditada recentemente e não há qualquer previsão de obra para evitar que a via venha a baixo. Alguns chegaram a ser retirados das casas pela Defesa Civil para evitar uma tragédia, e até agora nada… A obra de milhões feita recentemente se mostrou ineficaz e a Prefeitura ainda não conseguiu que a empresa responsável identifique e solucione o problema no local. Enquanto isso, os riscos de desmoronamento parecem os mesmos de anos atrás, quando as primeiras rachaduras apareceram.
- RALLY
Com uma festa de encerramento das atividades realizada na sede do 100 Limite Moto Clube na última terça-feira, dia 14, o Rally de Velocidade de Rio Negrinho, que teve etapa do Campeonato Brasileiro em setembro, revelou que arrecadou R$ 113,500.00. Os recursos, como em anos anteriores, serão investidos na Fundação Hospitalar Rio Negrinho.
- PREOCUPADOS
E na cúpula do MDB catarinense há preocupação sobre as filiações crescentes de prefeitos ao PSD e PL, por conta das disputas municipais do ano que vem. Com a máquina na mão, Jorginho Mello tem feito o que o próprio Moisés fez em 2020, buscando a filiação de prefeitos. Diferente de Moisés, Jorginho mantém ao seu lado o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que é um ponto a mais nessa disputa. Resta saber como o governador agirá em municípios onde o MDB governa, já que a sigla é uma das principais aliadas de Jorginho no estado.
- ALIANÇA
Em Joinville, o partido Novo, do atual prefeito Adriano Silva, parece que já firmou parceria com o PSD para saírem abraçados nas eleições do ano que vem. Em Rio Negrinho, um nome que tem se mostrado como pré candidata a prefeita pelo Novo é o de Ciliane Augustin. Será que aqui o Novo também pode vir a se unir ao PSD?
- PLACAR
E a direita criou um site para identificar como estão votando os parlamentares que se dizem de direita no país e que seriam oposição ao atual governo. O site é o placarcongresso.com e a deputada federal catarinense Júlia Zanatta é a campeã, tendo sido a que mais votou contra os projetos apresentados pelo atual governo federal. O site é acessível tanto pelo computador quanto pelo celular