Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal, em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal e o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou a operação Cartage, visando combater o tráfico transnacional de drogas. A ação envolve a execução de 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou 15 medidas cautelares, incluindo o monitoramento eletrônico dos investigados, o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos, e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.
As investigações tiveram início em 2021, após a apreensão de aproximadamente 24 toneladas de maconha. Ao longo de dois anos de trabalho conjunto entre as forças de segurança, resultaram na prisão de oito pessoas e na apreensão de cerca de 100 toneladas de maconha.
O modus operandi identificado revela que a droga entrava no país pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Após essa internalização, toda a carga era transportada para Santa Catarina, na região da Grande Florianópolis, onde era armazenada.
Os investigados responderão por crimes como tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.
Locais dos mandados incluem Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê em Santa Catarina; Porto Alegre no Rio Grande do Sul; Ponta Porã no Mato Grosso do Sul; e Mossoró no Rio Grande do Norte.