O mais recente o caça F-39 Gripen, da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), fabricado pela empresa sueca Saab, chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina.
Transportada pelo navio MV Florijngracht, a aeronave supersônica desembarcou na madrugada de quarta-feira (13), sendo posteriormente transferida para o Aeroporto de Navegantes em um elaborado esquema de segurança.
O processo, que envolveu dezenas de funcionários, incluiu o içamento e retirada cuidadosa do caça de dentro do navio, sendo realizado no berço 2 do Portonave. Este é o oitavo F-39 Gripen desembarcado no porto desde 2020.
O F-39 Gripen é reconhecido internacionalmente por sua eficiência operacional, baixo custo de manutenção, elevada disponibilidade e tecnologia avançada.
A aeronave é amplamente utilizada por forças aéreas em todo o mundo. O F-39 Gripen faz parte do programa Gripen Brasileiro, uma parceria entre o Brasil e a Suécia iniciada em 2013.
Além do fornecimento das aeronaves, o contrato abrange suporte logístico, sistemas de suporte, equipamentos relacionados, treinamento e armamentos, consolidando uma colaboração estratégica no desenvolvimento de capacidades aéreas avançadas para o país.