Vacina contra Dengue chega a Santa Catarina: 13 cidades serão beneficiadas

Botões de Compartilhamento

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25), que ao menos 13 cidades de Santa Catarina receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue. A medida faz parte de uma estratégia nacional para combater a transmissão da doença, considerando critérios como a incidência de casos e a predominância do sorotipo DENV2. A data exata do envio das doses não foi divulgada.

(Foto: Fiocruz, Divulgação)

Os municípios contemplados fazem parte da região de Saúde do Nordeste catarinense e incluem Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

Em 2024, a vacina será destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerando que essa faixa etária apresenta um alto índice de hospitalizações por dengue. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou a aplicação em idosos devido a possíveis riscos associados a imunidade mais baixa.

O Brasil, pioneiro na oferta da vacina contra a dengue no sistema público universal, incorporou a vacina em dezembro de 2023. A primeira remessa, composta por 720 mil doses do imunizante Qdenga, fabricado pelo laboratório japonês Takeda Pharma, chegou ao país no sábado (20).

Além da distribuição da vacina, o Ministério da Saúde anunciou investimentos de R$ 30 milhões para liberar mosquitos Aedes com a bactéria Wolbachia em diversas cidades, incluindo Joinville, em Santa Catarina. A Wolbachia atua como um controle biológico, impedindo o Aedes aegypti de transmitir o vírus da dengue.

Apesar da disponibilidade de 6,52 milhões de doses, a capacidade de vacinação em 2024 será limitada a pouco mais de 3,2 milhões de pessoas, considerando o esquema vacinal de duas doses, com um intervalo mínimo de 90 dias entre elas. O Ministério da Saúde espera implementar gradualmente a vacinação ao longo do ano, com a entrega das doses até novembro.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto em São Bento do Sul

Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC

Prefeitura reforça sinalização viária para melhorar segurança no trânsito em Rio Negrinho

Mãe e padrasto vão a júri popular acusados de espancar crianças de 3 e 5 anos, em SC

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana