Na última semana, consumidores nos Estados Unidos realizaram testes que revelaram a presença de chumbo nos famosos copos da marca Stanley. A fabricante admitiu o uso do metal tóxico na composição do produto, alegando que ele é utilizado como vedação na parte inferior do copo, sendo isolado por um revestimento de aço inoxidável.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
De acordo com informações divulgadas pela Folha de São Paulo, a Stanley enfatizou que não há chumbo em nenhuma parte da superfície que tenha contato com o consumidor, líquidos ou alimentos.
A empresa destacou que as paredes duplas e o isolamento a vácuo visam manter a temperatura das bebidas, e a presença de chumbo estaria restrita à vedação na base do produto.
A fabricante assegurou que, mesmo em casos raros nos quais a tampa de inox se soltar, não haveria contato direto do selante com o conteúdo do copo ou com o usuário.
A Stanley afirmou estar em conformidade com todas as normas exigidas pela FDA, equivalente nos EUA à Anvisa brasileira, e realiza testes em laboratórios terceirizados para garantir a segurança do item.
O chumbo é reconhecido como um metal tóxico, associado a danos na saúde neurológica e mental, incluindo alterações de memória, hostilidade, depressão, perda da libido e déficits cognitivos.
A exposição ocorre principalmente por inalação de vapores ou partículas finas, assim como pela ingestão de compostos solúveis. O Ministério da Saúde alerta que não existe um nível seguro de exposição ao chumbo.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO