De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a influência do fenômeno El Niño no estado tende a perder força nos próximos meses. A previsão climática aponta que, entre fevereiro e abril, as chuvas devem se aproximar da média, enquanto as temperaturas continuarão acima dos valores típicos para o período.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O mês de fevereiro mantém a tendência de chuvas volumosas em Santa Catarina, especialmente no Grande Oeste, onde eventos de temporais com chuva intensa ainda podem ocorrer. As precipitações devem ficar levemente acima da média, acompanhadas de temperaturas consideradas elevadas para a estação.
Com a chegada de março e abril, marcando o início do outono, a previsão aponta para uma redução na precipitação. Nesse período, os temporais de verão diminuem, e sistemas meteorológicos como frentes frias tornam-se mais frequentes, proporcionando chuvas mais regulares.
Nos dois meses seguintes, espera-se que os volumes de chuva permaneçam dentro da média em Santa Catarina. As temperaturas, por sua vez, apresentarão uma variação, sendo amenas pela manhã e ainda elevadas à tarde, resultando em valores acima do usual para o outono.
O El Niño, fenômeno climático associado ao aumento da temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico, contribui para a evaporação mais rápida da água. O calor resultante sobe para a atmosfera, levando umidade e formando nuvens carregadas.
Este fenômeno impacta diretamente a região Sul do Brasil, interferindo na circulação de ventos e atuando como uma barreira que prolonga a permanência das frentes frias na região.
Conforme explica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño provoca aumento das chuvas na região Sul durante a primavera, com intensificação no outono e inverno caso persista por mais de um ano.
Além disso, influencia no aumento das temperaturas, tornando os dias mais quentes. A população catarinense deve estar atenta às condições climáticas nos próximos meses, conforme as previsões da Defesa Civil.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO