Comissão do Senado aprova projeto de lei que restringe benefício de saída temporária a presos

Botões de Compartilhamento

Nesta terça-feira (6), a Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou um projeto de lei que propõe o fim da concessão do benefício da saída temporária a presos, mantendo apenas para aqueles que desejam estudar. A medida recebeu urgência para votação no plenário, sendo dispensada da análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Atualmente, a legislação permite a saída temporária, também conhecida como “saidão” ou “saidinha”, para condenados no regime semiaberto, possibilitando visitas familiares em feriados, estudos externos e participação em atividades de ressocialização até cinco vezes ao ano.

O projeto de lei propõe a revogação desse benefício, com exceção para presos que estejam cursando ensino médio, superior ou participando de cursos profissionalizantes. A emenda apresentada pelo senador Sergio Moro (União-PR) foi acatada pelo relator, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O debate em torno do tema ganhou relevância após o falecimento do sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi baleado e morto durante uma abordagem a suspeitos de furto em Belo Horizonte em 5 de janeiro. O autor do crime havia sido beneficiado com a saída temporária e não retornou à prisão conforme estabelecido.

Além disso, o projeto determina a obrigatoriedade de exame criminológico para progressão de regime e autorização para o regime semiaberto, avaliando a capacidade de adaptação do detento, sua periculosidade e senso de responsabilidade.

Por fim, o projeto amplia as regras para o uso de tornozeleira eletrônica pelos presos autorizados a deixar o regime fechado. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2022.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Civil por meio da DIC prende homem condenado por furto em São Bento do Sul

Fuga frustrada, condutor sem habilitação tenta escapar de abordagem com moto “pizeira” e se envolve em acidente de trânsito

Fuga frustrada: condutor sem habilitação tenta escapar de abordagem com moto “pizeira” e se envolve em acidente de trânsito em São Bento do Sul

Tecnologia a serviço da saúde: novos tablets fortalecem trabalho dos Agentes Comunitários em Rio Negrinho

Pai é preso por incitar filho a matar a própria mãe em SC