Em setembro de 2023 teve início o processo de Gestão Democrática das escolas da rede municipal, após a aprovação da Lei nº 3828/2023.
De acordo com Marcelino Huebl, diretor do Departamento de Apoio Técnico Pedagógico, a Secretaria de Educação lançou o edital que regulamentou o processo de qualificação para o exercício do cargo de diretor de unidade escolar.
Os candidatos interessados participaram de uma formação e tiveram que elaborar um Plano de Gestão Escolar (PGE), que foi apresentado para uma Comissão Avaliadora formada por três representantes da Secretaria de Educação, um representante do Conselho Municipal de Educação, três representantes das Associações de Pais e Professores (APP) e dois representantes do Conselho Escolar de cada unidade escolar.
Os candidatos aprovados na primeira colocação também realizaram a apresentação pública do Plano de Gestão para toda a comunidade escolar.
Os diretores foram empossados no início de janeiro para exercer a gestão da unidade escolar no período de 2024 – 2027, sendo que a Secretaria de Educação, as Associações de Pais e Professores (APP) e Conselhos Escolares de cada unidade escolar, farão o acompanhamento e a avaliação do trabalho desenvolvido pelos diretores conforme o Plano de Gestão Escolar aprovado.
Para as unidades escolares que não tiveram candidatos inscritos, a indicação foi realizada pelo prefeito, nesse caso, os diretores também terão que elaborar um Plano de Gestão Escolar.
Unidades Escolares que tiveram candidatos inscritos e aprovados em primeira colocação: