RARIDADE: Cuíca-de-três-listras é encontrada em residência de Porto Belo

Botões de Compartilhamento

Nesta quinta-feira (08), uma aparição rara surpreendeu o Grupo de Operações e Resgate (GOR) em Porto Belo, no Litoral Norte Catarinense. Uma cuíca-de-três-listras, parente do gambá e do canguru, foi encontrada dentro de uma residência no Centro da cidade, levando os moradores a acionarem a equipe especializada para sua remoção e devolução à natureza.

Foto: GOR, Divulgação

A presença da cuíca dentro do ambiente doméstico é surpreendente por duas razões principais. Em primeiro lugar, pela natureza do animal, que possui menos de 10 centímetros de comprimento, muito ágil e passa a maior parte do tempo sob a terra, emergindo apenas para se alimentar de invertebrados minúsculos e frutas.

Vê-la em um imóvel é altamente incomum. Além disso, a espécie é considerada uma das maiores raridades da Mata Atlântica.

De acordo com o GOR, a cuíca, exclusiva desse bioma, vem enfrentando uma drástica redução populacional ao longo do tempo devido ao desmatamento, que não apenas diminui a quantidade de vegetação, mas também sua qualidade. Consequentemente, o número exato de cuícas no Estado é desconhecido.

Para a bióloga Sabrina Lenoir, a degradação ambiental é a principal explicação para a aparição da cuíca no Centro de Porto Belo. Com a urbanização cada vez mais próxima da floresta, é provável que o mamífero tenha saído em busca de alimento ou água e acabou se perdendo.

Lenoir ressalta a importância de manter os terrenos livres de lixo acumulado para evitar atrair animais silvestres. No caso específico, a equipe do GOR recolheu o mamífero para avaliação e posterior soltura em seu habitat natural.

A cuíca-de-três-listras, pertencente à mesma família dos gambás, se distingue pelas três faixas pretas em seu dorso marrom.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Mais de duas mil garrafas de vinho são apreendidas em Corupá

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto em São Bento do Sul

Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC

Prefeitura reforça sinalização viária para melhorar segurança no trânsito em Rio Negrinho

Mãe e padrasto vão a júri popular acusados de espancar crianças de 3 e 5 anos, em SC