A fala do vereador Dido na sessão da última segunda-feira (14), dizendo que “os jornais impressos estão com os dias contados” foi no mínimo infeliz e reverberou tanto no Estado de Santa Catarina que motivou, inclusive, uma nota de repúdio por parte da Associação de Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori), que reafirmou da importância do Jornal impresso dizendo “O jornal impresso é e continuará sendo o registro imutável – pois não se permite alterações ocasionais pós impressão de fatos, feitos, mandos e desmandos de gestões públicas, iniciativas, contratações e destino de recursos provenientes dos impostos dos cidadãos”.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
REQUERIMENTO
A fala do vereador foi um ataque gratuito aos jornais impressos que surgiu durante discussão de um requerimento do vereador Piska que pedia apenas para a Prefeitura informar onde estavam sendo divulgados os atos oficiais e qual o valor despendido para isso.
Surpreendeu o posicionamento do vereador ao se pronunciar contra o requerimento, pois o simples fato dele ser contra a divulgação de informações da Prefeitura demonstra uma total falta de transparência
ATAQUE
O vereador ainda faz mais um ataque aos meios de comunicação dizendo que os jornais e as TVs abertas manipulam as pessoas. “Ao invés de noticiar fatos, tentam conduzir a ideia do povo. Elegeram, deselegeram, criticaram, criaram monstros e destruíram pessoas boas muitas vezes”, disse.
Porém, o que ele fez na sequência foi exatamente isso! Ele tentou manipular as pessoas inventando mentiras e tentando destruir negócios e pessoas de bem.
CALÚNIA
Já na sequência de sua fala, Dido diz que o “jornal da cidade muitas vezes ganhou para falar bem desse ou daquele e hoje isso não acontece mais no nosso município. Mais de R$ 500 mil são economizados mensalmente”, dando a entender que o Perfil recebia esse valor mensal dos cofres da Prefeitura, durante a administração anterior.
MALDOSAS
A fala do vereador é um festival de mentiras absurdas que conseguem ser maldosas e ignorantes ao mesmo tempo, pois é muito fácil provar as mentiras e calúnias do vereador, basta acessar o Portal da Transparência do município de Rio Negrinho para comprovar que o Perfil nunca recebeu nem perto desses valores totalmente absurdos. Basta acessar https://rionegrinho.atende.net/transparencia.
Por conta de tudo isso, todos os procedimentos já estão sendo tomados para que o vereador responda judicialmente por todas as inverdades e calúnias que falou.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Em outro ataque, dessa vez mais direto, ao jornal Perfil, Dido diz que o município teria sido indagado pelo Ministério Público no primeiro ano de mandato sobre como poderia a Prefeitura repassar mais de 40% da verba de publicidade para um único veículo de comunicação.
Pois bem, se havia alguma coisa errada, porque o vereador não fala sobre a resposta que a Prefeitura deu e o resultado de tais indagações por parte do MP?
Ou seria medo de mostrar que, como o Perfil é um veículo de comunicação sério e correto, e não tem nada a esconder, já que o Ministério Público nunca acionou o Perfil.
LICITAÇÃO
A resposta à indagação do MP (se é que houve), o vereador Dido não diz! Com certeza ele sabe que existe publicidade institucional e publicações legais.
A primeira é, normalmente, chamada de propaganda e divulga ações da Prefeitura, e a segunda eram publicações dos atos legais da Prefeitura que eram obrigatórias e eram objeto de licitação na modalidade menor preço, na qual o Perfil ganhou competindo com outros jornais.
Era uma época de grande transparência, onde todos tinham acesso à informação de verdade, informação impressa e todos sabiam o que acontecia dentro da Prefeitura, como editais, licitações nomeações… Hoje em dia poucos têm acesso à informação. Nem o presidente, já que se tivesse não falaria tanta besteira.
ONDE ESTÁ?
O vereador Pisca aproveitou e questionou que se houve toda essa economia falada por Dido, por que a Prefeitura não tem R$ 25 para fornecer uma injeção. “Economizaram tanto com os jornais, mas pagar para o povo se beneficiar com a saúde não tem. Onde foi o dinheiro?”, questiona.
IMPORTANTES
Mesmo a vereadora Alessandra Cristofolini, que no começo falou sobre a redução de papel em todos os meios e instituições, se corrigiu na tribuna ao dizer que os jornais são importantes sim e chegou a elogiar a repórter do Perfil, Pricila Pires da Maia, dizendo que a admira por colocar sempre a verdade e elogiou ainda o Perfil por já ter migrado para as mídias digitais, além de manter o jornal físico.
SENSATO
Mais sensato ainda foi o vereador Maneco que defendeu os jornais impressos ao afirmar que há muitas reportagens interessantes para o município, seja na área de esporte, política, para ajudar famílias que necessitam ou mesmo para realizar denúncias sobre os problemas que acontecem envolvendo o Poder Executivo que tanto é defendido pelo vereador Dido.
FIM
Mas talvez o que o vereador e agora Presidente da Câmara, Dido, queira mesmo é que cheguem ao fim todos os jornais que questionam e criticam para facilitar a vida de políticos que, mesmo sabendo a verdade, mentem descaradamente para manter o seu poder.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO