Portos e ferrovias podem receber investimentos dos Emirados Árabes

Botões de Compartilhamento

Na primeira reunião do governador Jorginho Mello e comitiva durante missão aos Emirados Árabes, a infraestrutura de portos e aeroportos fez parte da pauta com o Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, nesta segunda-feira (19).

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o representante da pasta, ministro Thani Zeyoud, demonstrou interesse em investir no setor de infraestrutura de Santa Catarina.

Segundo Froehner, o governador apresentou pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas e colocou o governo à disposição para firmar acordos com o país árabe. As principais áreas apresentadas são investimentos nos portos de SC e, em especial, na ampliação da malha estadual de ferrovias.

“A reunião foi muito produtiva e estou confiante. O ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura”, explicou o governador.

O ministro afirmou que está sendo planejada uma agenda para conhecer as oportunidades de investimento. Uma comitiva dos Emirados Árabes deve vir ao estado de Santa Catarina no mês de novembro.

Para o secretário Juliano Froehner, essa possível parceria poderá beneficiar também o escoamento da produção do Norte e Planalto Norte do Estado, que dependem desses trajetos.

“O relacionamento do Estado com os Emirados Árabes já existe em outras áreas, como esportiva, construção civil e nas questões de proteína animal. E podemos estender essa parceria, que promete bons frutos.”

Segundo Froehner, o objetivo desta missão é o de ampliar esse relacionamento, posicionar o Estado como um parceiro preferencial e ampliar as sinergias em investimentos, importações e exportações, atuando na internacionalização de Santa Catarina.

Participaram ainda da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, os secretários da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antidio Lunelli e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Emprego: Sine oferece mais de 8 mil vagas em Santa Catarina

Rio Negrinho realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta terça-feira (1º)

Trecho da BR-280 na Serra de Corupá será totalmente interditada nesta terça-feira (1º) para retirada de carreta

NOTA DE FALECIMENTO

Prêmio Jovem Autor 2025 encerra inscrições com participação recorde de escolas em Rio Negrinho

Santa Catarina passa a aplicar vacina meningocócica ACWY como reforço em crianças de 12 meses