Na sexta-feira (23), por volta das 19h20, a central de operações dos bombeiros voluntários foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trabalho na localidade de Distrito de Itaió, interior de Itaiópolis.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Ao chegarem ao local, uma guarnição de atendimento pré-hospitalar constatou que se tratava de um grave acidente, no qual um homem que estava rachando lenha sofreu a amputação de dois dedos de uma das mãos. Apesar da gravidade da situação, a vítima estava consciente e orientada, com sinais vitais normais, porém apresentava hemorragia.
Populares agiram rapidamente e improvisaram um torniquete utilizando cadarço de calçado, o que ajudou a controlar a perda de sangue até a chegada dos bombeiros. Após receber os primeiros socorros no local, o homem foi encaminhado ao Pronto Atendimento do Hospital Santo Antônio de Itaiópolis.
Os bombeiros destacam a eficácia da técnica de contenção de hemorragia com o uso de torniquete, porém ressaltam a importância de sua avaliação criteriosa devido aos riscos envolvidos.
Existem outras formas de controlar hemorragias, como compressão direta, elevação do membro e compressão na artéria mais próxima, que devem ser consideradas inicialmente. O torniquete só deve ser utilizado caso essas medidas não surtam efeito, e seu uso deve ser combinado com períodos de liberação para evitar complicações vasculares no membro afetado.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO