Uma tonelada de materiais apreendidos no Rio de Janeiro foi incinerada em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Na quarta-feira (21), aconteceu em Rio Negrinho uma ação de incineração de produtos que foram apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os trabalhos de incineração foram supervisionados pelo servidor da coordenação estadual de Santa Catarina da Anvisa, Giulio Cesare da Silva Tartaro, e também por representantes da Vigilância Sanitária de Rio Negrinho. 

Os trabalhos acontecerão em uma empresa especializada no tratamento de resíduos sólidos que pediu para não ter o nome divulgado. Com a ação, foram incinerados produtos irregulares apreendidos no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, todos sem registro, sem procedência segura e de uso proibido no Brasil.

Entre eles estava itens de uso odontológico, agulhas, seringas, tesouras, pinças, medicamentos de uso controlado, suplementos, óleo de cannabis e cigarros eletrônicos, entre outros. 

Giulio Tartaro destaca que a missão da Anvisa é proteger e promover a saúde da população, mediante intervenção nos riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços.

A Anvisa é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Dentre elas, destaca-se o controle de entrada de produtos importados, trazidos por empresas, despachantes aduaneiros ou pessoas físicas

Ele ainda destaca que a Anvisa tem todo um trabalho especializado de equipes da agência em aeroportos internacionais para realizar inspeções e vistorias de bagagens de passageiros que retornam de destinos de viagens internacionais e podem ser abordados pelas equipes.

Como a Receita Federal, o Ministérios da Agricultura, a Polícia Federal e outros órgãos realizam inspeções, nós da Anvisa temos que fiscalizar produtos direcionados à saúde, entre eles medicamentos, cosméticos, e outros que fazem parte da grade

O lote desse material estava acumulado desde a época da pandemia, contendo produtos diversos. A ação ocorreu pela primeira vez na cidade, envolvendo profissionais gabaritados e tudo dentro da lei. Ao total foi incinerada uma tonelada de material. 

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Carro é encontrado capotado às margens da SC-418 em Campo Alegre

Motociclista é levado ao hospital com suspeita de múltiplas fraturas após colisão com carro em São Bento do Sul

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização

Auto de Natal emociona público e reúne comunidade em mais uma noite especial do Natal Encantado

Nota de Falecimento

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 após sorteio da Fifa