Considerado um dos cometas mais brilhantes e maior que o monte Everest, segundo as estimativas astronômicas, o 12P/Pons-Brooks se aproximará da Terra nas próximas semanas. A passagem do corpo celeste, popularmente chamado de “Cometa do Diabo”, poderá ser observada a olho nu no Brasil, ao longo do próximo mês.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
De acordo com informações do G1, o brilho do cometa tem aumentando conforme ele se aproxima. Possuindo magnitude de 5,0 atualmente, ele já é mais brilhante do que Urano no céu terrestre. Vale lembrar que, nesta escala, quanto menor o número, mais brilhante é o objeto.
Com esta luminosidade, o corpo celeste já pode ser visto em localidades do Hemisfério Norte, com o auxílio de instrumentos. Para os observadores no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, o Cometa do Diabo será visível a olho nu ou com binóculos por volta dos dias 19 e 20 de abril, quando ele atinge magnitude de 3,0, seu potencial máximo de brilho.
O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 e recebeu originalmente o nome de Cometa Pons-Brooks, em homenagem aos cientistas que o identificaram pela primeira vez. O apelido “diabólico” surgiu recentemente, após observações científicas indicarem que o cometa entrou em erupção e expeliu nuvens de gás que formaram um rastro semelhante a dois chifres.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO