A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (18) teve como destaque a reapresentação dos projetos do Executivo para reajuste dos salários de servidores públicos municipais, autarquias e agentes públicos (prefeito, vice e secretários), bem como da câmara de vereadores, incluindo os mesmos.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Os projetos tinham dado entrada na câmara na semana passada e, como tiveram emendas, foram analisados pelas comissões correspondentes, retornando hoje para discussão e votação.
Uma emenda do vereador Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) em relação ao primeiro projeto, apresentada na sessão anterior quando de sua apresentação, não concedendo o reajuste previsto para agentes públicos (prefeito, vice e secretários), sendo apenas para o funcionalismo, foi aprovada, depois da manifestação de todos os vereadores com considerações diversas a respeito do mesmo, com a vereadora Alessandra lembrando que os salários dessa gestão foram definidos pela gestão anterior e os da próxima serão definidos pela atual.
O único que votou contra a emenda foi o vereador Cassio Alves (Cassinho). Da mesma forma, o projeto reajustando os salários dos funcionários da câmara, não contemplando os vereadores por opção dos próprios, também foi aprovado, ficando os vereadores com o atual salário.
Outros projetos do Executivo foram aprovados, como o que autoriza o Fundo Municipal de Saúde a fazer pagamento do custeio de serviços ambulatoriais, com diversas considerações a respeito e com todos os vereadores tecendo comentários quanto à importância do projeto.
Novamente, comentários sobre o atendimento do pronto-socorro do hospital, salários de médicos, com o vereador Piska insistindo em relação ao desligamento recente de um médico que trabalhava no hospital há muitos anos, pedindo ao Secretário da Saúde, presente na sessão, a sua recontratação e que devem acabar as picuinhas e perseguições para melhor andamento dos trabalhos e qualidade do atendimento ao público, entre outros comentários dos vereadores que aprovaram o projeto.
Mais um projeto do Executivo, propondo celebrar convênio com a Fundação Hospitalar, visando a manutenção e melhores serviços do pronto-socorro, no valor de mais de 7 milhões, foi aprovado, com o vereador Kbelo, tecendo considerações quanto ao sistema de agendamento de consultas nos postos de saúde que precisam ser melhorados, evitando filas e retornos para agendamento que dificultam a vida dos cidadãos, e que acabam levando as pessoas diretamente ao pronto-socorro, ocasionando filas lá e prejudicando o atendimento, pedindo ao Secretário de Saúde que dê especial atenção quanto a essa questão.
Outro projeto do Executivo aprovado foi o que propõe a padronização de serviços de concessionárias e permissionárias de serviços públicos, visando facilitar, por exemplo, a instalação de pontos de energia, entre outros benefícios aos usuários desses serviços.
Também foi aprovada emenda a projeto de lei com relação a descontos de vencimentos de servidores que eventualmente faltem ao trabalho, feito sobre o vale alimentação, com diversas considerações a respeito do tema e que também teve aprovado reajuste em 13% para o Vale Alimentação, tendo um vereador lembrado que não é aumento de salário base, mas sim uma compensação, já utilizada em diversas gestões.
As vereadoras Alessandra e Rose entraram com requerimento solicitando uma Sessão Solene como Noite de Autógrafos do Concurso Jovem Autor, iniciativa da Escola do Legislativo, tendo o requerimento sido aprovado por todos.
Todos os vereadores em conjunto entraram com o pedido de Moção de Aplauso à Sociedade Esportiva Ipiranga, pelos seus 80 anos de atuação, sendo apresentado um vídeo mostrando a história do clube, contada em parte pelo Prof. José Kormann, e com fotos de diversas épocas e relatos da trajetória do clube até aqui e as atividades que hoje vêm desenvolvendo com crianças e idosos. Confira a entrevista e as fotos na íntegra.
Os vereadores se manifestaram sobre a Moção de Aplauso e a história do Ipiranga, salientando a importância da homenagem, pelo clube estar completando 80 anos e com muitas histórias de suas conquistas, superações, lutas e também dos bingos feitos pelo clube para ajudar a construção do novo hospital, entre outras ações que se fundem com a história da cidade.
Algumas pessoas que fazem parte da história do clube também foram relembradas, assim como o trabalho hoje realizado com crianças e idosos valorizando a Moção de Aplauso ao clube.
Finalizando na Tribuna Popular, a Sra. Fernanda de Almeira Alexi Santos, da Secretaria da Saúde, fez um relato sobre diversas ações em relação à Saúde da Mulher, que vêm sendo implementadas e aplicadas, programas de saúde nas escolas, que vão além da vacinação, cuidados com a obesidade infantil, diabetes, hipertensão e outros, devidamente monitorados, incluindo esportes, atividades físicas para idosos e outros, que vão além da mamografia e preventivos visando a Saúde da Mulher.
Também falou de ações diversas em relação à vida sexual de jovens e adolescentes e os diversos problemas que requerem atenção e esclarecimentos, comentando também sobre o atendimento nos postos de saúde e nas empresas, com o ônibus da Secretaria da Saúde e dos muitos exames feitos em parceria com clínicas e laboratórios conveniados e de outras ações complementares.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO