O Hospital Geral de Massachusetts (MGH, em inglês) anunciou nesta quinta-feira (21), que realizou o primeiro transplante bem-sucedido do mundo de um rim de porco para um humano vivo. A cirurgia foi liderada por um médico brasileiro, o cirurgião Leonardo Riella.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
“Este é um avanço monumental nos transplantes. Estou firmemente convencido de que o xenotransplante representa uma solução promissora para a escassez de órgãos no mundo”, disse Riella, de acordo com comunicado distribuído pelo hospital.
O órgão do porco foi modificado geneticamente para ser implantado em Rick Slayman, um americano de 62 anos com doença renal crônica. Slayman já havia passado por um transplante tradicional em 2018, após sete anos de diálises, mas o órgão começou a falhar em 2023.
“Estava confiante em receber o transplante de um porco já que os médicos me explicaram cuidadosamente os prós e contras. No final, vi isso não apenas como uma forma de me ajudar, mas também como uma forma de dar esperança às milhares de pessoas que precisam de um órgão para sobreviver”, disse Slayman.
O transplante de porco
A operação foi feita em uma cirurgia de quatro horas de duração no sábado (16). A técnica do transplante de órgãos de animais para humanos (xenotransplante) ainda é experimental, mas é encarada com grande esperança pois pode aumentar a oferta de órgãos.
Fonte: Metrópoles
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO