Maré vermelha afeta banho e retirada de moluscos em SC

Botões de Compartilhamento

A maré vermelha é causada quando há um acúmulo de microalgas, devido a cargas excessivas de nutrientes e que com isso formam grandes populações. Durante seu metabolismo, as algas  liberam toxinas que ficam na água dando uma coloração avermelhada, e podem até ir para a atmosfera, podendo ser inclusive inaladas por quem está no mar.

Portanto durante o fenômeno, que ocorre principalmente nos períodos de altas temperaturas como as da semana passada e desta semana, o banho de mar deve ser evitado nestas áreas.

Além disso, a retirada de moluscos (ostras e mexilhões) está proibida, já que a CIDASC na coleta de 6ª feira, 22/03, detectou volumes acima do considerado seguro de ácido ocadaico, liberado pelas microalgas. Foram quatro as praias de Santa Catarina que apresentaram o fenômeno; no município e Bombinhas, as praias de Zimbro e Canto Grande, e em Florianópolis, as praias do Forte e Sambaqui.  

Entre os principais sintomas apresentados após contato direto ou indireto com a água, através dos moluscos, estão: mal-estar, dor de cabeça e no corpo, vômitos, além de irritação na pele, olhos e garganta. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Nova coleta será realizada nesta 2ª e 4ª feira, pela CIDASC, para avaliar a evolução do fenômeno, caso os dois testes apresentem resultado negativo, as praias serão liberadas, caso contrário continuarão interditadas para retirada de moluscos.

Imagem da Ilha, associado da Adjori/SC 

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

VÍDEO: Polícia Militar Ambiental realiza fiscalização aquática na Represa de Volta Grande, em Rio Negrinho

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Investimento de R$ 4,6 milhões impulsiona obras no Aeroporto Evaristo Stoeberl

Jorginho Mello anuncia investimentos em frota e munições para as forças de segurança em ato que marca as comemorações dos 100 anos do CBMSC

São Bento do Sul: Prefeitura regulamenta procedimentos do Cadastro Imobiliário e amplia uso do meio digital

Homem fica ferido após acidente com serra elétrica em Mafra