A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda foi muito tranquila, não tendo requerimentos e projetos de lei para discussão e votação, sendo destaque a Moção de Aplauso para o Clube Expresso 25, que foi aprovada por unanimidade e o uso da Tribuna Popular, pela Sra. Jaqueline Aparecida Pires Fernandes, vice-presidente do Instituto AMAR, falando sobre as dificuldades da entidade, que não tem local adequado para atendimentos diversos e específicos a pessoas com autismo.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O Clube Expresso 25 está completando 17 anos de atividade e por indicação do vereador Cassio Alves (Cassinho), teve aprovada Moção de Aplauso, por unanimidade, pelos relevantes trabalhos do clube em favor do desenvolvimento, promoção e competições de bolão e futebol, e também pelas muitos eventos filantrópicos que o clube realiza regularmente, em prol de entidades diversas e pessoas carentes da cidade, especialmente para o Instituto Amar, realizando feijoadas e outras ações visando arrecadar fundos para cobrir diversos custos que tem a entidade para manter seu atendimento aos autistas.
Outras atividades sociais e esportivas o clube tem realizado, como as Cartinhas de Natal, atendendo pedidos e fazendo a alegria de pessoas e crianças da cidade no período natalino, o que foi mostrado em um video, contando a história do clube e tudo o que tem feito nesses seus 17 anos de atividade.
Na tribuna Popular o representante do Clube Expresso 25, Roberto Rafael, salientou todas as atividades do clube apresentadas no vídeo, agradecendo aos vereadores pela homenagem e também cumprimentando os companheiros de clube pela dedicação, comprometimento e emprenho para levar adiante o clube e os objetivos do mesmo, na promoção do esporte e na ajuda filantrópica a pessoas e entidades da cidade.
Também na Tribuna LIvre, a Sra. Jaqueline Aparecida Pires Fernandes, Vice Presidente do Instituto Amar, falou sobre ao atendimento a pessoas com autismo que a entidade oferece, e das dificuldades que tem por não terem local apropriado, com salas e equipamentos para atendimentos específicos mais que necessários o que impede de prestarem um atendimento mais completo e de qualidade.
Comentou sobre os locais já prometidos e que não foram cedidos ou não tinham condições para serem utilizados e pedindo ajuda aos vereadores para que junto ao executivo reforcem a necessidade da entidade ter um local adequado e do apoio que o Clube Expresso 25 tem dado para ajudar o instituto em sua manutenção.
Mostrou um video sobre crianças autistas que emocionou os presentes reforçando a necessidade de terem um local devido para suas atividades de apoio e atendimento profissional aos autistas e suas familias, também salientando o trabalho difícil e desgastante das mães dessas pessoas, que também acabam tendo problemas de saúde precisando de atendimento.
Todos os vereadores se manifestaram em relação ao Clube Expresso 25, cumprimentando o mesmo pelos seus anos de atividades e sobre seus trabalhos pelo bem do esporte e da cidade, se colocando a disposição para apoiarem no que for preciso.
Também se manifestaram da mesma forma em relação ao Instituto Amar e sua importância para a cidade, cumprimentando sua presidente pelos trabalhos desenvolvidos e quanto a necessidade de ter um locar devidamente preparado e adequado para suas atividades, também se colocando a disposição para buscarem esse locar tão necessário.
Na palavra Livre comentaram sobre assuntos diversos: A Vereadora Alessandra comentou sobre a possibilidade o Instituto Amar ocupar onde hoje está a Secretaria de Educação no Centro de Excelência, que vai mudar para o antigo hospital, assim que a reforma do mesmo ser concluída, o que já foi aprovado pelo prefeitura e também apresentou um video mostrando a retomada dos trabalhos para conclusão do acesso da Volta Grande à SC 112.
O vereador Kbelo, comentou sobre estar chocado que o Amar não tenha ainda local apropriado, e falou sobre a importância da cidade ter um Centro de Atendimento ao Autista, com todos os recursos para autistas e suas famílias e voltando a tocar no requerimento pedindo respostas ao executivo quanto ao roubo na prefeitura e afirmando não ter insinuado nada, mas afirmado sobre que devia ter a aprovação de mais alguém para liberar os valores que acabaram desviados e que não poderia ser feito apenas pela pessoa que está presa por isso.
A vereadora Flavia falou sobre a emoção como mãe, quanto ao trabalho do Clube Expresso 25 e sobre o Instituto Amar e o que eles fazem em beneficio de pessoas crianças, tando no esporte como na assistência social e sobre as muitas promessas de apoio a essas ações não atendidas e fazendo pedidos de melhorias em vias públicas como lombadas em locais solicitadas pelos moradores.
O vereador Maneco comentou sobre a luta do Instituto Amar, lamentando projetos que apresenta, aprova e não são atendidos, falou sobre requerimento quanto a necessidade de projeto uma praça esportiva em um bairro, voltando a citar reclamações que tem recebido de pessoas quanto a demora no atendimento e falta de médicos no hospital e que o instituto responsável pela administração deve atender os projetos quanto a melhorias aprovados na câmara.
O instituto Amar e suas necessidades também foi objeto de comentário do vereador Cassinho, que também elogiou a Escola do Legislativo pelo evento da Noite de Autógrafos dos jovens autores, e a Câmara Mirim, que tem mostrado a desenvoltura dos vereadores mirins e que esses projetos tenham continuação com os próximos vereadores, comentando também sobre a ligação de água em determinado local, objeto de projeto da casa e que já faz quase um ano que ainda não foi executada, solicitando que a empresa retorne quanto as solicitações da cãmara e andamento de trabalhos.
Por fim o vereador Dido, presidente da câmara, falou sobre a dívida com o Iprerio e que o rombo é muito maior que 10 milhões, e que o executivo vem fazendo o possível pra equalizar a situação entre outras considerações que a culpa pelo acúmulo de dívidas vem se somando de outras gestões e não apenas da atual, que vem pagando em dia os repasses normais, descontados do funcionalismo, não podendo pagar também os aportes de dividas negociados, que deverão ser renegociados a partir do ano que vem, criticando quem usa a situação para discursos politiqueiros.
Entre outros comentários e considerações sobre as dividas com o Iprerio, sobre o Instituto Amar e possível local para sua instalação, comentando também sobre o Centro de Apoio a Mulher e a Criança que já está em andamento e que deverá sr implantado conforme o remanejamento de locais em função do término da reforma do antigo hospital.
Quanto ao roubo na prefeitura, falou que o funcionário responsável e que foi preso pelos desvios, também conseguiu indevidamente a senha do outro funcionário, sem seu conhecimento, para liberar e desviar a grande soma de dinheiro.
Representante do Clube Expresso 25 comenta sobre a Moção de Aplauso recebida na câmara
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO