Como normalmente, a sessão da câmara desta segunda-feira (15), iniciou com a leitura de correspondências recebidas e respostas a requerimentos apresentados em sessões anteriores, tendo destaque a resposta do Instituto Imas quanto à situação financeira recente do hospital, encaminhada por ofício pelo diretor-geral do hospital à câmara.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Também informações encaminhadas pelo Samae, em resposta a requerimentos, quanto ao saneamento básico e as muitas questões que envolvem sua implantação e manutenção, quanto a Diretrizes Nacionais do mesmo, sobre obras e Ecoparques implantados e em estudos, inclusive com uma longa relação de peças, equipamentos e seus preços, a serem utilizados em um desses parques, o que tomou bastante tempo da sessão, com considerações da empresa sobre as práticas ambientais corretas que os Ecoparques proporcionam e ajudam a difundir, inclusive para crianças das escolas da cidade, conscientizando quanto às boas práticas ambientais.
Também foram informados dados sobre as Barracas tipo Vagão de Trem, adquiridas para a Via Gastronômica, fruto de alguns questionamentos não só de vereadores, informando suas dimensões, materiais utilizados em sua construção etc.
Quanto ao entroncamento da Rua do Seminário com o Capitão Osmar Romão da Silva, que tem causado congestionamentos diários em função do grande aumento de veículos no local, o órgão de trânsito responsável, respondeu a requerimento de vereadores, informando ser muito complicado fazer uma rotatória no local, para melhorar o trânsito, em função do local, de empresas, do comércio e residências nas referidas ruas, que no momento impossibilitam maiores intervenções, que a principio ficarão limitadas a melhor sinalização.
O vereador Piska, ao pedir a palavra, fez um requerimento verbal, visando obter informações do hospital, quanto a terceirização de serviços de lavanderia, lembrando que o mesmo dispõe de equipamentos para esses serviços, e que seria mais um custo para o hospital, já com problemas de muitas dívidas e com diversos títulos protestados.
O vereador Cassinho, comentou sobre o requerimento ser muito importante mas que deveria ser entregue oficialmente na próxima sessão para que seja devidamente discutido para aprovação.
O vereador Dido, presidente da câmara, em sua fala a respeito, comentou sobre os requerimentos e a forma como estão sendo por ele encaminhados, fazendo considerações quanto a suas deliberações e com o Piska concordando em apresentar o requerimento na próxima sessão.
A Tribuna Popular foi ocupada pelo Sr. Wiliam Heinecke, membro do Clube Old Cars, falando sobre o clube, quando foi formado, de que forma e por quem, sua atuação e objetivos.
O clube foi fundado em 2022 e tem 22 membros ativos, apaixonados por carros antigos e clássicos, que se reúnem mensalmente e estando aberto a quem queira dele participar, que tenha gosto pelos carros antigos e junto com outros membros do clube participar de exposições em outras cidades onde o clube é convidado e de outras atividades, levando o nome de Rio Negrinho para outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul.
Após sua fala apresentou um vídeo mostrando um pouco da história, das atividades e exposições do clube, seguido pela fala de outro membro do clube, Tiago Andrade, falando sobre o Encontro de Carros Antigos que o clube estará realizando nesse próximo sábado (20), como parte da Programação dos 144 anos de Rio Negrinho, no estacionamento do Pavilhão dos Imigrantes, que terá a participação de Bandas, Show de Manobras Radicais, na avenida em frente ao pavilhão, com diversas opções de alimentação e que deve reunir um ótimo público, devendo receber participantes e expositores com seus carros antigos de outras cidades da região.
O evento inicia das 9:00 as 18:00 h sendo o Show de Manobras Radicais as 19:00, encerrando o evento. O pessoal do Clube Old Cars Rio Negrinho convida todos para prestigiarem o evento, que será realizado em parceria com a prefeitura municipal.
Na palavra livre, todos os vereadores cumprimentaram o Clube Old Cars pela iniciativa do Encontro de Carros Antigos, que impulsiona o turismo da cidade atraindo visitantes e movimentando o comércio e serviços locais e também se colocando a disposição para colaborar no que for possível com o clube.
A vereadora Flavia, comentou sobre reunião das comissões, para entrar com pedido de alteração do Regimento Interno com relação a apresentação dos requerimentos e que cabe aos vereadores eleitos pelo povo decidirem quanto a forma de apresentação dos mesmos e não o presidente da casa definir, assim como outras mudanças no regimento que segundo ela não cabendo ao presidente decidir de acordo com sua vontade apenas.
O vereador Maneco, falou sobre o hospital, comentando matérias de anos atrás sobre os elogios que o hospital recebia da imprensa e da comunidade, quanto a qualidade dos seus serviços, com destaque para alguns deles e que hoje infelizmente a situação decaiu muito e mesmo com a troca do instituto que administra o hospital a situação se mostra pior segundo ele, inclusive com perseguições e desligamento de funcionários.
Também comentou sobre os requerimentos não estarem sendo apresentados e discutidos nas sessões, sobre respostas de questionamentos ao Samae não serem devidamente respondidos, sobre valores de postes para sustentar as redes em quadras de vôlei dos parques executados pela empresa serem muito altos e também quanto ao serviço para confecção de carteiras de identidade, elogiado na sessão anterior, que na realidade piorou e que deveria ser mais prático, facilitado para quem precisa do serviço.
A vereadora Rose falou que se o serviço quanto as Carteiras de Identidade, antes elogiado não estar funcionando devidamente, precisa ser verificado para as correções necessárias visando atender melhor aos cidadãos.
Também falou sobre rever a situação quanto aos requerimentos que devem ser discutidos em plenário e que é muito importante as pessoas saberem o que está sendo proposto, discutido, aprovado ou não pelos vereadores, comentando também sobre o Dia da Família nas escolas estaduais, com atividades que reúnem os alunos e seus pais, melhorando a integração com a escola e a comunidade em geral.
Também comentou sobre o asfalto do pátio da rodoviária ter sido restaurado, atendendo uma solicitação que havia feito meses atrás.
O Vereador Piska, comentou sobre Cavalgada da Família Heins Boelitz, que reuniu mais de 300 cavaleiros, sendo mais uma atração que fomenta o turismo na cidade, cumprimentando os organizadores e participantes do evento.
Relatou sobre perseguições no hospital que acabam fazendo com que funcionários experientes se desliguem o que prejudica qualidade dos trabalhos e atendimento ao público, e que isso precisa acabar, frisando que o atual instituto que está a frente do hospital não está administrando com a competência esperada.
Fez considerações sobre o Samae, que não está executando seus serviços principais com qualidade e gastando em coisas segundo ele não absolutamente necessárias, falando também sobre o custo dos postes citados pelo vereador Maneco e sobre os deputados federais de Santa Catarina que votaram a favor da volta do DPVAT.
O vereador Kbelo, falou que quem assiste as sessões da câmara em casa, se pergunta sobre como funcionam as coisas e por que quem fala por último é sempre o mesmo e que acaba não podendo ser questionado depois de falar o que quer, e que deveria ser feito um sorteio para definir a ordem das falas na palavra livre a cada sessão, para evitar esse tipo de situação.
Comentou sobre ter sido chamado por outro vereador, de vereadorzinho em sessão anterior, enaltecendo que o outro talvez se ache um vereadorzão e que com suas falas tenta induzir as pessoas a avaliações erradas quanto ao trabalho de outros, comentando ainda sobre sua filiação ao PSD e a sua pré candidatura à prefeito e que trabalha buscando verbas de deputados de outros partidos também, articulando em favor da cidade.
O vereador Nilson, deu parabéns ao prefeito alumas vezes, pelas obras que vem fazendo, cumprimentando também o Dido, presidente da casa, por ter ajudado a conseguir os ônibus que levaram os vereadores mirins para ver as obras da prefeitura pela cidade.
A vereadora Alessandra, comentou sobre as ações e projetos da Escola do Legislativo, como o Jovem Autor e a Câmara Mirim, fazendo apelo para que os vereadores da nova legislatura a partir do ano que vem, mantenham esses projetos, em função da sua importância para que os jovens tenham mais conhecimento da politica e também desenvolvam seus talentos ampliando conhecimentos e aprendizados.
Também comentou sobre o Dia da Família nas escolas e a importância dessa ação, para integrar os alunos, suas famílias e a escola, lembrando que a Escola Luiz Bernardo Olsen, localizada no Distrito de Volta Grande, completa esse ano 70 anos de fundação e que ela vai dar entrada na câmara com um pedido de Moção de Aplauso para a escola, solicitando que os outros vereadores assinem junto com ela esse pedido em função da importância e do tempo de atividade da escola.
Fez comentários e considerações sobre hierarquia, quanto a decisões que devem ser tomadas pelos vereadores eleitos pra isso, sobre respeito e os muitos termos e palavras inadequadas estarem sendo utilizados nas falas de vereadores, quanto a outros vereadores e atividades, que muitas coisas precisam ser mudadas no regimento interno mas que as decisões do presidente da casa precisam ser acatadas entre outras considerações.
O presidente da câmara, Dido, comentou sobre o passeio com os vereadores mirins visitando as obras da prefeitura, sobre a Programação das Atrações e atividades comemorativas ao aniversário da cidade e a sua maneira, tecendo críticas aos vereadores que considera vitimistas em relação as criticas quanto a apresentação de requerimentos e as que tem sido feitas à administração atual, sobre não pautar requerimentos em determinadas sessões e quanto aos elogios que tem recebido sobre o atendimento no hospital, as muitas cirurgias realizadas e outras considerações a respeito, lembrando que podem existir problemas, mas também tem coisas boas acontecendo que deveriam ser reconhecidas.
Fez considerações e opiniões pessoais quanto ao vereador Kbelo, que tem criticado a administração atual, mas indo além dos assuntos em pauta, questionáveis eticamente e que devem certamente ser respondidas pelo vereador Kbelo, na primeira oportunidade.
Membros do Old Cars falam sobre o clube e do Encontro de Carros Antigos dia (20).
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO