A catástrofe que assola o Rio Grande do Sul tem mobilizado milhares de pessoas que estão unindo forças para arrecadar alimentos, água, produto de higiene, roupas, calçados e cobertas para doar para os desabrigados que foram afetados pela enchente.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Como forma de se solidarizar com os gaúchos, Rio Negrinho une forças para ajudar também e assim vários são os pontos de coleta em Rio Negrinho. As doações podem ser deixadas na estação ferroviária, no Colégio Caminho do Saber, Colégio São José, MAK Center, Mercado Big Bom, Secretaria da Paroquia Cristo Rei, Posto da PRF, Correios, Hospital de Rio Negrinho, Star Seguros, Loja Quero Quero e Despachante Vellasques.
As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já provocaram 90 mortes e afetaram 388 dos 497 municípios gaúchos. Além disso, 155,7 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 48,1 mil delas estão morando em abrigos, segundo os dados do boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta terça-feira (7/5).
O governo do Rio Grande do Sul ainda contabiliza que 1,367 milhão de pessoas foram afetadas pelo evento climático extremo. Há 361 feridos e 132 desaparecidos. O Lago Guaíba, que bateu o recorde histórico, tinha na manhã de terça-feira (7/5) 5,27 metros, quatro metros acima do volume considerado normal.
Na segunda-feira (6), o Climatempo emitiu um alerta sobre um ciclone extratropical que se forma próximo da costa da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Este sistema não vai passar sobre o Rio Grande do Sul, mas a presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos pela Região Sul do Brasil.
Além disso, segundo os meteorologistas, ele dá origem a uma nova frente fria que vai reforçar as instabilidades outra vez pelo Rio Grande do Sul, provocando o retorno da chuva no centro-norte do Estado. Condições de temporais e chuva volumosa são esperadas, em especial, no centro-sul, oeste e noroeste gaúcho.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO