Maio Vermelho: alerta para prevenção do câncer na boca

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina é o sétimo estado do país em casos de câncer bucal, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por conta disso, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) alerta para a doença responsável por causar transtornos para os pacientes, como dificuldades para mastigar e engolir alimentos.

O Maio Vermelho chama a atenção para o diagnóstico da doença, além da importância de ser feito precocemente.

Em 2023, o CEPON, unidade do Governo do Estado, realizou 539 consultas relacionadas ao câncer bucal, também conhecido como câncer de cavidade oral. Trata-se de um aumento de 9% em relação ao ano anterior. O câncer bucal afeta lábios, estruturas da boca (como gengivas, bochechas e céu da boca), língua (principalmente suas laterais) e a região sob a língua.

Conforme a gerente técnica do CEPON, Dra. Mary Anne Taves, o câncer de cavidade oral tem maiores chances de cura e menos sequelas quando identificado e tratado precocemente. Ela destaca a importância de buscar imediatamente um especialista, dentista ou médico especializado, ao suspeitar de câncer bucal, para uma avaliação e solicitação de exames que confirmem ou descartem a suspeita.

Segundo o INCA, em 2024 a doença deve afetar 650 pessoas em Santa Catarina, sendo 60 casos em Florianópolis.

Por isso, medidas simples como manter uma boa higiene bucal, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar preservativos durante a prática de sexo oral, manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, e estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca são essenciais para a prevenção.

Atenção aos sintomas

Os principais sintomas de alerta para possível câncer bucal são: feridas na boca que não cicatrizam em até 21 dias; nódulos persistentes ou espessamentos na bochecha; áreas vermelhas ou esbranquiçadas nas gengivas, língua ou revestimento da boca; mau hálito intenso e persistente; dor ao redor dos dentes ou da mandíbula; dificuldade para mastigar; saliva com traços de sangue, além de dor de ouvido (otalgia reflexa) são sinais de alerta para casos de câncer bucal.

O tratamento

Realizar o autoexame da boca é necessário para buscar por tratamento o mais rápido possível, como explica o médico de Cabeça e Pescoço do CEPON, Dr Diego Naranjo.

“Tratando de uma lesão suspeita, o primeiro passo é realizar uma biópsia. Confirmando, o paciente encaminhado para o CEPON, passa por uma avaliação da Equipe de Cabeça e Pescoço para averiguar a localização do tumor, a característica e estadiamento do tumor, que seria justamente ver o tamanho. Através disso, configuramos se o paciente está apto a ser submetido a alguma cirurgia, que é o principal tratamento. Ou se iniciará com quimioterapia ou radioterapia”, explica.

A cirurgiã-dentista do CEPON, Dra Mariana Minamisako, afirma a importância da adequação bucal para remoção de foco de infecção oral antes de iniciar o tratamento.

“O ideal é que todos pacientes com câncer, antes de iniciar o tratamento, façam uma adequação bucal para evitar mucosite oral, que são feridas na boca em decorrência da radioterapia, e infecções secundárias oriundas de fungos, bactérias e vírus. O paciente com câncer de boca, principalmente, precisa estar sem cáries, por exemplo, para evitar infecção”.

Mariana acrescenta que no CEPON o tratamento é individualizado e pode ser utilizada uma moldeira durante o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer bucal, a fim de minimizar os efeitos colaterais.

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Acidente com três veículos mobiliza socorristas na BR-116 em Mafra

Justiça determina suspensão de audiência pública sobre reforma Administrativa evento aconteceria nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores

Homem fica gravamente ferido em acidente com trator no interior de Porto União

Santa Catarina ultrapassa 2,5 mil toneladas na safra da tainha 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza alargamento de estrada na comunidade de Avenca do Rio Negro

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza visita técnica na Empresa Multinova