Conforme o último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na manhã desta quinta-feira (16), subiu para o sete o número de municípios que decretaram Situação de Emergência (SE) em função das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo Sul – as mais afetadas -. Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva intensa e volumosa no fim de semana. (Veja abaixo a previsão do tempo)
Os municípios que decretaram SE são: Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande possui decreto de SE vigente por conta do evento adverso anterior.
Chuva persistente entre o final da tarde de quinta (16) e sexta-feira (17)
Entre a noite desta quinta (16) e o final da tarde da sexta-feira (17), a atuação de uma frente fria fornece condições para chuva persistente e volumosa com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul (áreas em amarelo do mapa), e risco baixo entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí (áreas em verde do mapa).
Ao longo deste período as chuvas devem ocorrer com intensidade fraca a moderada e volumes entre 30 e 60 mm, com pontuais acima previstos para essas regiões. De forma isolada, podem ocorrer temporais com eventual queda de granizo.
Previsão: temporais com chuva intensa e volumosa no fim de semana
Entre a noite da sexta-feira (17), e a madrugada do domingo (19), a passagem de uma frente fria provoca chuvas em toda Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, com início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período.
O risco é ALTO nas áreas em laranja, MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
São esperados acumulados entre 75mm e 100mm nas áreas em laranja, entre 50mm e 70mm nas áreas em amarelo e entre 20mm e 40mm nas áreas em verde do mapa. Em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.
Fonte: Agência de Notícias SECOM
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO