Pais da campanha “AME Jonatas” são presos em Joinville

Botões de Compartilhamento

Renato e Aline Openkoski, pais de Jonatas Henrique Openkoski, foram presos na tarde desta quarta-feira (22). Somadas, as sentenças preveem 71 anos de prisão para o casal. Sendo 27 anos para Aline e 44 para Renato. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Santa Catarina. 

Conforme a condenação, parte do montante arrecadado na campanha “AME Jonatas” foi usada para compra de serviços e bens de uso pessoal, que em nada se relacionavam ao tratamento médico.

Conforme a polícia, as prisões foram feitas em Joinville pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami). O casal já fez os exames do corpo de delito e deve entrar no presídio da cidade ainda na tarde desta quarta. 

Jonatas foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) em 2017, quando os pais deram início a uma campanha chamada “AME Jonatas” para arrecadação de recursos para o tratamento da criança. O menino morreu aos 5 anos, em janeiro de 2022,, após uma parada cardiorrespiratória.

As condenações aconteceram em outubro de 2022. O casal ainda pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). 

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Cidade de Santa Catarina lidera ranking das mais seguras do Brasil em 2025

Período de transferências de estudantes da rede municipal para a estadual começa nesta segunda-feira e vai até 10 de novembro

Túnel do Morro do Boi na BR-101 terá bloqueio total; saiba mais

Caminhão cai em rio na BR-280 e mobiliza bombeiros

Rio Negrinho: Programa Sanidade Equina terá novas coletas em novembro

Bebê de 20 dias é encontrada morta pelos pais em Joinville