Pais da campanha “AME Jonatas” são presos em Joinville

Botões de Compartilhamento

Renato e Aline Openkoski, pais de Jonatas Henrique Openkoski, foram presos na tarde desta quarta-feira (22). Somadas, as sentenças preveem 71 anos de prisão para o casal. Sendo 27 anos para Aline e 44 para Renato. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Santa Catarina. 

Conforme a condenação, parte do montante arrecadado na campanha “AME Jonatas” foi usada para compra de serviços e bens de uso pessoal, que em nada se relacionavam ao tratamento médico.

Conforme a polícia, as prisões foram feitas em Joinville pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami). O casal já fez os exames do corpo de delito e deve entrar no presídio da cidade ainda na tarde desta quarta. 

Jonatas foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) em 2017, quando os pais deram início a uma campanha chamada “AME Jonatas” para arrecadação de recursos para o tratamento da criança. O menino morreu aos 5 anos, em janeiro de 2022,, após uma parada cardiorrespiratória.

As condenações aconteceram em outubro de 2022. O casal ainda pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). 

Fonte: NSC Total