Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (3) foram aprovados, um Projeto de Lei de origem do Executivo, 1 projeto de resolução da Mesa Diretora e 6 Requerimentos.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Inicialmente entre as correspondências recebidas tiveram destaque:
Oficio IMAS, respondendo à requerimento de sessão anterior, prestando muitas informações referentes aos serviços contratados e terceirizados que segundo a empresa, tem proporcionado redução de custos, serviços melhores e mais qualificados, com justificativas e esclarecimentos diversos sobre a necessidade desses serviços e com dados diversos sobre a situação atual e a melhora financeira, em função da mudança de patamar do hospital, que por isso começou a receber maior repasse de verbas estaduais e federais, propiciando melhorias técnicas, melhor fluxo de caixa e o pagamento de valores diversos atrasados entre outras informações.
Também foram lidos ofícios com informações do Samae, Prefeitura, Iprerio e resposta à requerimento de sessão anterior pelo Detranrine sobre estudos para melhorias em determinada via e ainda Ofício do Conjur, referente ao IMAS – Instituto Maria Schmidt com informações diversas.
Foram apresentados ainda:
– Projeto De Lei Ordinária do executivo alterando lei anterior sobre o Regime de Adiantamento de despesas da administração direta e autarquia fundacional do poder executivo municipal, com as devidas justificativas.
– Projeto de Resolução da Mesa Diretora concedendo autorização para afastamento do vereador Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) por 30 dias com os devidos esclarecimentos.
Vereador Kbelo justificou seu pedido de afastamento em função do período pré eleitoral com comentários a respeito e também falando sobre o suplente Sandro de Jesus Plácido que vai substituí-lo nesses 30 dias.
Em seguida foram lidos e discutidos requerimentos diversos:
Requerimento dos vereadores Flavia Vicente, Roseli Zipperer do Amaral, Manoel Alves Neto (Maneco) e Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) solicitando informações e prazo referentes à entrega dos uniformes para as escolas municipais que ainda não foi feita.
O vereador Kbelo comentou sobre a promessa do prefeito que ainda não foi cumprida e os motivos para o não cumprimento da mesma, assim como o kit de material escolar prometido e também não entregue, entre outras considerações a respeito do requerimento.
Requerimento de Flavia Vicente, Roseli Zipperer do Amaral, Manoel Alves Neto (Maneco) e Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) solicitando Projeto para construção de refeitório na EMEB Menino Jesus.
Os vereadores requerentes, fizeram comentários diversos sobre a necessidade do refeitório nessa escola, em função das muitas solicitações de pais e professores em relação à essa necessidade e com a vereadora Flavia comentando também em relação à mudanças de trânsito nas ruas dessa e de outras escolas que ela considera essenciais em função da segurança dos alunos, sugerindo que seja implantada Mão Única em frente das escolas para melhorar a segurança principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
Requerimento de Roseli ZIpperer do Amaral, Flavia Vicente, Manoel Alves Neto (Maneco) e Ineir Miguel Mittmann (Kbelo), requerendo colocação de lombada em determinada via da cidade devido ao trânsito de veículos em velocidades mais altas e o risco de acidentes.
Os vereadores proponentes fizeram considerações sobre a necessidade e importância da lombada no local e que a mesma já havia sido solicitada anteriormente e pedindo agilidade ao Detranrine para que sejam feitos os estudos para que a mesma seja implantada.
Requerimento proposto pela vereadora Roseli Zipperer do Amaral e assinado pelos demais vereadores, solicitando melhorias na rodovia SC 112 e em rua de acesso a mesma, visando a segurança dos usuários das vias, atendendo solicitação de munícipe feita na Tribuna Polular na Sessão anterior.
Todos os vereadores se manifestaram quanto a necessidade das melhorias, e que a solicitação feita por um munícipe na câmara reforça ainda mais o requerimento, que visa atender os moradores da região que precisam de mais segurança para o deslocamento na rua e rodovia citadas, que não requer grande investimento para a limpeza, melhorias diversas e sinalização.
Alguns vereadores também cumprimentaram o atual Secretário de Infra Estrutura pelo atendimento dispensado aos vereadores procurando atender da melhor forma suas solicitações.
Requerimento Arlindo André da Cruz (Piska) solicitando Informações do executivo sobre o aumento da Taxa da Cosip.
Piska justificou o requerimento questionando sobre como foi autorizado e o porquê do percentual de 40% do aumento, dizendo ser inadmissível mais um aumento no “lombo do povo” entre outras considerações a respeito se mostrando indignado e fazendo comparação quanto a diminuição na taxa da água, dizendo que tiraram de um lado e colocaram muito mais no outro de forma injustificada.
O vereador Maneco comentou que o aumento foi feito em duas etapas e segundo ele por decreto, não passando pela câmara para sua discussão e aprovação.
Os vereadores Maneco e Nilson ainda trocaram algumas farpas e troca de acusações e informações em função de obras em bairros e outras.
Requerimento do vereador Piska requerendo colocação de faixa elevada em via do município, justificando que é um pedido de anos, da necessidade da mesma no local e da demora de alguns projetos por parte da prefeitura para solucionar problemas que acabam levando muito tempo para serem resolvidos.
O vereador Dido fez comentários sobre obras e parabenizou o secretário de obras por algumas executadas em determinados locais, fazendo ainda comentários sobre pavimentação e calçadas em vias da cidade, e outras obras, que precisam ser divulgadas para os moradores onde serão executadas entre outras considerações.
Na palavra livre se manifestaram os vereadores:
Alessandra fez convite da Escola do Legislativo para um evento em parceria com a Assembleia Legislativa e outras instituições, sobre temas políticos muito importantes para toda a comunidade, inclusive sobre campanhas politicas, suas implicações e exigências entre outras informações, principalmente para os que forem se candidatar a prefeito e vereadores, que será realizado dia 14 próximo, das 18:00 às 22:00 h. na Câmara de Vereadores.
A vereadora solicitou apoio dos colegas e da imprensa na divulgação do evento e que no site da câmara poderão ser feitas as inscrições para quem quiser participar.
O vereador Maneco falou sobre requerimento e resposta da fundação hospitalar e elogiou o atendimento dos funcionários em relação a pessoa que esteve internada, mas também questionou Valores de Salários de certos cargos no hospital, e que vai solicitar informações à respeito, comentando ainda sobre os uniformes escolares e problemas com licitação e entrega dos mesmos.
A vereadora Rose deu as Boas Vindas ao suplente do vereador Kbelo que vai substituí-lo por 30 dias. Comentou sobre a Rede Feminina ter participado de evento na Assembleia Legislativa e sobre os anos de trabalho da instituição
Falou sobre diversas festas em bairros que estarão acontecendo nos próximos dias, destacando a de Santo Antônio na igreja matriz, cumprimentando as pessoas que ajudam nessas festividades e também elogiando o secretário de obras pela atenção e atendimento as solicitações que a ele tem feito.
O vereador Kbelo deu destaque ao acesso da Volta Grande que está em fase de conclusão e que é de suma importância para aquela comunidade que há muito tempo espera sua finalização.
Comentou também sobre outras obras em andamento que são muito aguardadas, aproveitando para convidar à todos pra reunião do seu partido nesta quarta (5) no Industrial Norte, Loteamento Paulo Beckert, com presença do Deputado Estadual Mario Motta.
Em sua fala o vereador Nilson comentou sobre asfalto e obras no Bairro São Pedro e sobre candidatos que só aparecem nas eleições entre outros comentários e pedindo atenção pro secretário de infra estrutura para rua do bairro São Pedro.
Em seguida o vereador Cassinho falou sobre requerimento quanto à escola Menino Jesus e à melhorias na rua da escola e outras já solicitadas há tempo e que conforme sugestão sua, deveriam ser feitas em período de férias das crianças o que facilitaria os trabalhos sem a movimentação normal das escolas.
Parabenizou o executivo pela inauguração do refeitório da escola Henrique Liebl que atendeu necessidade de muitos anos da escola, de seus alunos e funcionários.
Em seguida o vereador Dido encerrou a sessão, convocando para a próxima sem pauta definida.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO