Governador recebe embaixador da Hungria para debater parcerias comerciais e de cooperação técnica

Botões de Compartilhamento

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, no Centro Administrativo do Estado. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (11), e teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e a Hungria, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de comércio, educação, cultura e tecnologia.

Durante a reunião, o governador destacou a importância de parcerias internacionais para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. Ele ressaltou que o estado possui um ambiente propício para investimentos estrangeiros, com uma economia diversificada e uma infraestrutura robusta.

“Nossa relação é muito boa e respeitosa com o povo da Hungria. Essa reunião de hoje só fez a gente se aproximar ainda mais. Temos muitos aspectos que podem contribuir com o país europeu, assim como eles são destaque em várias áreas e que pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Santa Catarina. Com certeza vamos colher bons frutos”, disse o governador Jorginho Mello.

O embaixador, por sua vez, expressou o interesse da Hungria em estreitar os laços com Santa Catarina. Ele mencionou que seu país está em busca de novos mercados e parceiros comerciais, e vê no estado catarinense um potencial significativo para colaboração mútua. Halmai também enfatizou a importância de intercâmbios culturais e educacionais, sugerindo a possibilidade de programas conjuntos entre instituições de ensino húngaras e catarinenses.

“Estamos aqui para desenvolver relações em vários aspectos. Empresas húngaras querem investir no Brasil e Santa Catarina tem muito potencial para recebê-las. Temos ótima experiência em saneamento básico e tecnologia e podemos contribuir com a troca de experiências e novos negócios. Eu recebi só elogios da questão econômica, do povo batalhador, da segurança do estado. As semelhanças são muitas e muito boas para expandir em diversas áreas”, destacou o embaixador Milklós Halmai.

Ao fim do encontro, os dois líderes manifestaram otimismo quanto ao futuro das relações entre Santa Catarina e Hungria. O governador Jorginho Mello e o Embaixador Miklós Halmai concordaram em dar continuidade às conversas e explorar mais detalhadamente as áreas de interesse comum. A reunião foi considerada um passo importante para a construção de uma parceria duradoura.

Também participaram do encontro os deputados estaduais estaduais: Maurício Eskudlark, Carlos Humberto e Maurício Peixer, além do secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner e representantes do Consulado da Hungria no Brasil.

“É uma aproximação de cooperação muito forte com a Hungria. Hoje já temos uma empresa húngara atuando em Chapecó no ramo de biotecnologia. É uma área importante para o nosso agronegócio e expande a participação internacional do nosso estado. A intenção desse tipo de encontro é fomentar ainda mais os laços e promover uma aproximação comercial e de negócios ainda maior com a Hungria”, reforçou o secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney

Atualização sobre a bilhetagem eletrônica em São Bento do Sul

Mulher cadeirante morre carbonizada após incêndio destruir casa no Norte de SC