Na sessão da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho desta segunda-feira(24), foram aprovados:
1 Projeto de Lei e 8 Requerimentos, sendo também usada a Tribuna Popular além da Palavra Livre por alguns vereadores.
No início da sessão foram lidas correspondências recebidas com respostas a requerimentos feitos em sessões anteriores:
Projeto de Lei Ordinária do executivo autoriza termo de colaboração financeira para repasse de verbas para as entidades de utilidade pública, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupa e Associação AMAR.
Os vereadores Cassio Alves (Cassinho), Alessandra e Rodrigo dos Santos (Dido) comentaram sobre a importância do trabalho que essas entidades prestam para a cidade, as diversas necessidades e desafios que enfrentam para manter seu trabalho e que essa verba liberada será de grande utilidade.
Também comentaram sobre o futuro espaço para a Associação AMAR, sobre o programa de castração de animais em andamento e a importância do repasse financeiro para essas entidades.
Foram apresentados 8 Requerimentos que acabaram sendo aprovados:
-Flávia VIcente, Roseli Zipperer do Amaral e Manoel Alves Neto (Maneco) solicitando colocação de lixeiras no pátio da matriz
-Sandro de Jesus Plazido solicitando projeto para reforma de quadra de esportes e parque infantil ao ar
livre no Rio Preto
-Manoel Alves Neto (Maneco), Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, solicitando informações do IMA sobre profissionais terceirizados no hospital e quanto a estarem devidamente legalizados e aptos para as funções designadas.
-Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, pedindo informações sobre a coleta seletiva de lixo que não tem sido feita em determinados locais.
-Manoel Alves Neto (Maneco), Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, solicitando melhorias no acesso ao prédio da vigilância epidemiológica que além de outros problemas também é impossível para cadeirantes.
-Flávia Vicente, requerendo instalação de placas para conscientização sobre o abandono de animais em
vias públicas principalmente no interior.
Os vereadores requerentes e outros fizeram considerações diversas sobre a importância dos requerimentos com comentários a respeito, lembrando que alguns são em função de solicitações e reclamações que tem recebido de munícipes, comentando sobre o abandono e adoção de animais , que é preciso conscientizar quanto a situação entre outras considerações em relação aos requerimentos apresentados.
Ocupando a Tribuna Popular o Sr. Luciano Diniz, Coordenador do Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial de São Bento do Sul, falou sobre a importância dos núcleos setoriais, e que entre os 19 da entidade está o das Cooperativas englobando as cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, comentando sobre sua atuação em prol do desenvolvimento das três cidades.
Citou dados sobre os associados nas cooperativas, número de colaboradores e valores movimentados na região, lembrando quanto aos valores voltarem para as cidades em forma de retorno financeiro e investimentos dos associados e ações programadas para 2024, entre elas o Dia de Cooperar, que será feito simultaneamente nas três cidades, com palestras e arrecadação de alimentos destinados a Hospitais, Apaes e Cerene, de 1º a 5 de julho, com pontos de coleta nas agências e supermercados.
Ressaltou que a ação visa divulgar e fortalecer o cooperativismo.
Na Palavra Livre o vereador Piska falou sobre problemas do Samae, do hospital estar lotado e com problemas no atendimento, de certos remédios e curativos que estão sendo cobrados, afirmando que a saúde da cidade está na UTI com críticas e considerações quanto a situação do hospital que segundo ele deveria ter outra administração em função das muitas reclamações quem tem recebido e chamando atenção do prefeito para providências.
A vereadora Flavia comentou sobre o abandono de animais que ao serem adotados precisam ser devidamente cuidados até o fim de sua vida, agradecendo o Deputado Cobalquini pela verba enviada para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, sobre evento do MDB em Jlle e solicitando informação da prefeitura sobre quais as ruas que serão pavimentadas para informar os moradores.
A vereadora Rose, comentou sobre o trabalho de fiscalizar mas também de agradecer secretários e funcionários que tem prestado bom atendimento, destacando os do posto de saúde central que tem orientado as pessoas com cordialidade e atenção.
Comentou ainda sobre depredação no cemitério municipal relatada por munícipe e sobre o estado de Escadaria no bairro Ceramarte, muito deteriorada, que já teve pedidos anteriores de conserto e que tem esgoto à céu aberto passando ao lado.
Em sua fala a vereadora Alessandra ressaltou o agradecimento de moradores da Volta Grande pelo asfaltamento do acesso que está sendo concluído facilitando o acesso ao distrito.
Também solicitando para moradores de Corredeiras caçamba para coleta de lixo regular.
O vereador Sandro falou sobre obra em CMEI que não tem a coleta de lixo devida e homenageou a Assembléia de Deus pelo tempo de atividades na cidade e os mais de 100 anos de atividades no Brasil.
O vereador Dido comentou sobre pavimentação sendo feita em várias ruas e diferentes bairros, quanto a problemas em algumas, lembrando o acesso da Volta Grande há muitos anos esperado pelos moradores do distrito e agora em fase de conclusão.
Também falou sobre o recapeamento da BR 280 que está sendo feito após muito tempo de pedidos ao Dnit entre outras considerações e em seguida encerrando a sessão.