Projeto de Lei e requerimentos são aprovados pelos vereadores de Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Na sessão da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho desta segunda-feira(24), foram aprovados:

1 Projeto de Lei e 8 Requerimentos, sendo também usada a Tribuna Popular além da Palavra Livre por alguns vereadores.

No início da sessão foram lidas correspondências recebidas com respostas a requerimentos feitos em sessões anteriores:

  • Ofício do Samae respondendo requerimento com informações quanto aos maquinários da empresa com relação dos mesmos, a utilização de cada um e outras informações a respeito.
  • Oficio do Samae respondendo requerimento com informações sobre as ruas e calçadas onde foi aplicado concreto, sobre obras executadas pelo projeto Samae é + e outras informações adicionais.
  • Informações do executivo para o Conselho da Cidade, Câmara, Partidos Políticos, Sindicatos e Entidades Empresariais, sobre Crédito de Recursos Financeiros na conta da prefeitura municipal, referente a convênio para aquisição de máquinas e equipamentos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o município.
  • Correspondência da Dep. Estadual Ana Paula Silva (Paulinha) informando a liberação de emenda impositiva solicitada pelo vereador Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) para reforma e ampliação da capela mortuária no cemitério municipal de Volta Grande com o valor já sido depositado na conta da prefeitura.

PROJETO DE LEI

Projeto de Lei Ordinária do executivo autoriza termo de colaboração financeira para repasse de verbas para as entidades de utilidade pública, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupa e Associação AMAR.

Os vereadores Cassio Alves (Cassinho), Alessandra e Rodrigo dos Santos (Dido) comentaram sobre a importância do trabalho que essas entidades prestam para a cidade, as diversas necessidades e desafios que enfrentam para manter seu trabalho e que essa verba liberada será de grande utilidade.

Também comentaram sobre o futuro espaço para a Associação AMAR, sobre o programa de castração de animais em andamento e a importância do repasse financeiro para essas entidades.

REQUERIMENTOS

Foram apresentados 8 Requerimentos que acabaram sendo aprovados:

-Flávia VIcente, Roseli Zipperer do Amaral e Manoel Alves Neto (Maneco) solicitando colocação de lixeiras no pátio da matriz

-Sandro de Jesus Plazido solicitando projeto para reforma de quadra de esportes e parque infantil ao ar
livre no Rio Preto

-Manoel Alves Neto (Maneco), Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, solicitando informações do IMA sobre profissionais terceirizados no hospital e quanto a estarem devidamente legalizados e aptos para as funções designadas.

-Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, pedindo informações sobre a coleta seletiva de lixo que não tem sido feita em determinados locais.

-Manoel Alves Neto (Maneco), Roseli Zipperer do Amaral e Flavia Vicente, solicitando melhorias no acesso ao prédio da vigilância epidemiológica que além de outros problemas também é impossível para cadeirantes.

-Flávia Vicente, requerendo instalação de placas para conscientização sobre o abandono de animais em
vias públicas principalmente no interior.

Os vereadores requerentes e outros fizeram considerações diversas sobre a importância dos requerimentos com comentários a respeito, lembrando que alguns são em função de solicitações e reclamações que tem recebido de munícipes, comentando sobre o abandono e adoção de animais , que é preciso conscientizar quanto a situação entre outras considerações em relação aos requerimentos apresentados.

Ocupando a Tribuna Popular o Sr. Luciano Diniz, Coordenador do Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial de São Bento do Sul, falou sobre a importância dos núcleos setoriais, e que entre os 19 da entidade está o das Cooperativas englobando as cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, comentando sobre sua atuação em prol do desenvolvimento das três cidades.

Citou dados sobre os associados nas cooperativas, número de colaboradores e valores movimentados na região, lembrando quanto aos valores voltarem para as cidades em forma de retorno financeiro e investimentos dos associados e ações programadas para 2024, entre elas o Dia de Cooperar, que será feito simultaneamente nas três cidades, com palestras e arrecadação de alimentos destinados a Hospitais, Apaes e Cerene, de 1º a 5 de julho, com pontos de coleta nas agências e supermercados.
Ressaltou que a ação visa divulgar e fortalecer o cooperativismo.

PALAVRA LIVRE

Na Palavra Livre o vereador Piska falou sobre problemas do Samae, do hospital estar lotado e com problemas no atendimento, de certos remédios e curativos que estão sendo cobrados, afirmando que a saúde da cidade está na UTI com críticas e considerações quanto a situação do hospital que segundo ele deveria ter outra administração em função das muitas reclamações quem tem recebido e chamando atenção do prefeito para providências.

A vereadora Flavia comentou sobre o abandono de animais que ao serem adotados precisam ser devidamente cuidados até o fim de sua vida, agradecendo o Deputado Cobalquini pela verba enviada para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, sobre evento do MDB em Jlle e solicitando informação da prefeitura sobre quais as ruas que serão pavimentadas para informar os moradores.

A vereadora Rose, comentou sobre o trabalho de fiscalizar mas também de agradecer secretários e funcionários que tem prestado bom atendimento, destacando os do posto de saúde central que tem orientado as pessoas com cordialidade e atenção.
Comentou ainda sobre depredação no cemitério municipal relatada por munícipe e sobre o estado de Escadaria no bairro Ceramarte, muito deteriorada, que já teve pedidos anteriores de conserto e que tem esgoto à céu aberto passando ao lado.

Em sua fala a vereadora Alessandra ressaltou o agradecimento de moradores da Volta Grande pelo asfaltamento do acesso que está sendo concluído facilitando o acesso ao distrito.
Também solicitando para moradores de Corredeiras caçamba para coleta de lixo regular.

O vereador Sandro falou sobre obra em CMEI que não tem a coleta de lixo devida e homenageou a Assembléia de Deus pelo tempo de atividades na cidade e os mais de 100 anos de atividades no Brasil.

O vereador Dido comentou sobre pavimentação sendo feita em várias ruas e diferentes bairros, quanto a problemas em algumas, lembrando o acesso da Volta Grande há muitos anos esperado pelos moradores do distrito e agora em fase de conclusão.

Também falou sobre o recapeamento da BR 280 que está sendo feito após muito tempo de pedidos ao Dnit entre outras considerações e em seguida encerrando a sessão.

Entrevista Sr. Luciano Diniz.Coordenador Núcleo das Cooperativas da ACISBS

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney