A formação e avanço de uma frente fria por Santa Catarina traz de volta as chuvas ao Estado nesta sexta-feira (28). As instabilidades começam durante a tarde, nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Depois, elas se espalham para o restante do Estado até o final do dia, podendo trazer ainda temporais isolados.
Mesmo com a chuva, o risco, segundo a Defesa Civil, é baixo para ocorrências como alagamentos. Nesta sexta, as temperaturas sofrem uma pequena elevação com relação à quinta-feira (26), ficando entre 5°C e 10°C nas mínimas. As máximas podem chegar a 27°C no Litoral Norte, especialmente antes das chuvas.
No sábado (29), a chuva segue entre o Vale e o Norte catarinense pela manhã, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme em todo o Estado. As temperaturas caem novamente, com mínimas podendo chegar a 0°C na Serra catarinense. As máximas não devem passar dos 16°C. A Defesa Civil do Estado alerta para risco moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso.
As rajadas de vento na costa podem chegar a 70 quilômetros por hora, com ondas de até 3,5 metros no Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação do mar.
No domingo (30), é que o frio ganha mais força, já que uma intensa massa de ar frio e seco começa a atuar em Santa Catarina, trazendo mínimas que ficam entre 0°C e 5°C em boa parte do Estado e chegando a números negativos na Serra. Na segunda-feira (1°), mesmo com frio intenso pela manhã, as temperaturas sobem mais à tarde.