A diálise peritoneal é uma modalidade de terapia renal substitutiva que proporciona mais qualidade de vida ao paciente e já é uma realidade na unidade Pró-Rim de São Bento do Sul desde 2022. É a única clínica no município que realiza esse tipo de tratamento.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
“A qualidade de vida do paciente é muito melhor com a diálise peritoneal, pois ele entra em diálise quando vai dormir, em sua casa, e sai da diálise quando acorda, podendo continuar suas atividades normalmente durante o dia”, explica a enfermeira responsável pela diálise peritoneal, Margarete Terezinha Thol.
Para saber se o paciente tem possibilidade de realizar esse tipo de tratamento, é importante uma avaliação da equipe clínica. Além disso, em São Bento e demais clínicas da instituição, o atendimento é multidisciplinar, com um olhar atento às diferentes áreas do paciente.
Segundo o presidente da Fundação Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, há planos de expansão para a clínica do Planalto Norte.
“Estamos em São Bento do Sul desde 2001 e nosso plano é ampliar o atendimento. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2040 a doença renal pode ser a quinta maior causa de morte no mundo. Muito importante esse olhar atento para o tratamento, mas também para a prevenção”, explica o gestor.
As clínicas da Pró-Rim, incluindo a de São Bento do Sul, receberam neste início de 2024 a recertificação Qmentum International Diamond, um selo com objetivo de valorizar a segurança do paciente. A Fundação Pró-Rim é uma instituição sem fins lucrativos e referência nacional em tratamento renal, irá completar este ano 2000 transplantes renais.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO