Hemosc celebra 37 anos com mais de 2 milhões de bolsas de sangue coletadas e transfundidas

Botões de Compartilhamento

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), unidade do Governo do Estado, chega ao seu 37º aniversário. Especializado em doação de sangue, medula óssea, atendimento hematológico, hemoterápico e suporte laboratorial para transplantes, ao longo dessas décadas, o Hemosc coletou e transfundiu mais de 2 milhões de bolsas.

O Centro é uma referência técnica para o país, único hemocentro com tripla certificação de qualidade. Somente no período de 1ª de janeiro a 30 de junho de 2024, recebeu mais de 18 mil candidatos à doação e realizou mais de 8 mil transfusões.

“Essa é uma data importante para o nosso estado, o Hemosc tem se reinventado a cada ano e a solidariedade do povo catarinense tem sido fundamental para salvar vidas. O nosso reconhecimento em nome da Secretaria de Estado da Saúde, a todos os profissionais que fazem parte da rede”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

O objetivo final da entidade é a captação de sangue, o cadastro de candidatos à doação de medula óssea, o atendimento hematológico e o suporte laboratorial aos transplantes.

“Nesse sentido, estamos sempre aprimorando nossos processos com tecnologia e conscientização da sociedade sobre a importância da doação de sangue”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

O Hemosc é um órgão da SES administrado pela Fahece, organização social que prioriza a eficiência e a qualidade do serviço. É responsável por 99% da coleta e distribuição do sangue em Santa Catarina e tem como missão “garantir à população atendimento de qualidade nas áreas de hemoterapia, hematologia, terapia celular e apoio aos transplantes para salvar vidas”.

A sede de Florianópolis foi a primeira a ser implantada no estado. Além da Capital catarinense, está presente nas principais cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Tubarão e Jaraguá do Sul.

A direção do Hemosc e representantes da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram com os colaboradores para uma confraternização alusiva à data, que é comemorada no dia 20 de julho.

Durante o evento, foi oferecido bolo aos doadores e pacientes da unidade, além da inauguração da galeria digital de ex-diretores da instituição, disponível no site www.hemosc.org.br.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Depois dos excessos: como desintoxicar o corpo e recuperar o bem-estar após as festas

Prefeitura de Rio Negrinho abre inscrições para Processo Seletivo nº 04/2025

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Acidente entre dois carros deixa motorista ferido na BR-280, em Rio Preto

Consagrado fora de casa Ricardo Pscheidt retorna ao Mountain Bike de São Bento do Sul do Sul

Inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento Empresarial