PT diz que eleição de Maduro na Venezuela foi “democrática e soberana”

Botões de Compartilhamento

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, na noite desta segunda-feira (29), uma nota em que trata o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, como “presidente reeleito”. A legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o processo eleitoral no país vizinho como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Maduro após as eleições de domingo (28), sem divulgar as atas de votação para referendar ou não o resultado do pleito. O órgão eleitoral é controlado pelo regime chavista.

“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, afirmou o PT.

Segundo o CNE, Maduro teve 51% contra 44% de Ernesto González, principal candidato da oposição. Na tarde desta segunda (29), a líder oposicionista María Corina Machado declarou a vitória de González. De acordo com Machado, o bloco Plataforma Unitária Democrática (PUD) obteve 73% das atas.

A eleição foi marcada por denúncias de perseguição a opositores do ditador e cerceamento da imprensa pelo regime chavista. No entanto, para o PT, “os graves problemas da Venezuela” são causados, principalmente, por “sanções ilegais”.

“Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, disse o partido de Lula.

Após o anúncio do CNE, houve protestos em Caracas contra Maduro. Diversos países evitaram reconhecer o resultado do pleito devido a falta de transparência na contagem dos votos.

Diante das críticas, o regime chavista determinou que Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai devem retirar seus representantes diplomáticos da Venezuela.

O PT afirmou ainda que “seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Governo Lula aguarda divulgação de atas para se manifestar

O governo Lula ainda não reconheceu ou contestou a vitória do ditador e espera a divulgação das atas eleitorais para se manifestar oficialmente. O presidente brasileiro também não comentou o pleito ou o resultado anunciado pelo CNE.

O assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, acompanhou a eleição e teria reforçado o pedido do governo a Maduro para disponibilizar a íntegra dos documentos.

O Itamaraty orientou a embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia Maria de Oliveira, a não comparecer a uma reunião com o ditador.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores divulgou na noite desta segunda (29) um alerta de segurança aos brasileiros que estão na Venezuela.

Veja a íntegra do comunicado do PT sobre as eleições na Venezuela

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.

O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Com informações da Gazeta do Povo

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney