Onda de frio mais forte de 2024 pode trazer neve e geadas para SC; saiba quando

Botões de Compartilhamento

A onda de frio mais forte de 2024 vai fazer as temperaturas despencarem em todo o país, especialmente no Centro-Sul, incluindo Santa Catarina. A nova onda de frio traz chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul. Além disso, as cidades mais afetadas poderão ter temperaturas negativas por mais de um dia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já no decorrer dessa quarta-feira (7), uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, começa a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. O frio deve durar até quarta-feira (14) da próxima semana.

Previsão de geadas

Conforme o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos explicou ao Globo Rural, no próximo final de semana a massa de ar polar ganha intensidade e causa frio intenso sobre as áreas mais frias da região Sul, que são as regiões de serra. Há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul, no sábado (10).

A mesma massa de ar polar vai ganhar mais intensidade no começo da semana que vem. Tanto na segunda-feira (12), quanto na terça (13), há probabilidade de frio ainda mais intenso. Com isso, as geadas serão mais amplas no amanhecer da terça em regiões do Sul e extremo sul do Sudeste. Segundo o especialista, a terça-feira será o dia de alerta máximo para o frio.

Santos diz ainda que nas áreas de serra há chance de neve e chuva congelada, ambas de fraca intensidade. A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Ela ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.

Perturbação no vórtice polar

Uma onda de calor fora do comum na Antártida está afetando o clima em todo o mundo. Este fenômeno de aquecimento súbito atmosférico deve elevar as temperaturas na Antártida e na baixa estratosfera, além de enfraquecer os ventos. Conhecido como vórtice polar, ele deve ser o responsável por trazer uma onda de frio intenso para o Brasil, especialmente para Santa Catarina.

Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, em entrevista ao g1, o aquecimento atmosférico súbito enfraquece o movimento dos ventos ao redor da Antártida, que, normalmente, retêm o frio na região. Assim, o ar polar consegue escapar mais facilmente para áreas tropicais, afetando de forma significativa as regiões da América do Sul próximas à Antártida, incluindo o estado de Santa Catarina.

As principais causas desse fenômeno são o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento do gelo. Ele é considerado raro no Hemisfério Sul e deve ocorrer nos próximos dias.

Com informações da NSC Total

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Realezas do G.F.G. Oberland e da Festa do Agricultor e Motorista participam de encontro regional em Itaiópolis

Caravana brasileira com rio-negrinhenses leva homenagem a Carlo Acutis

PRF flagra condutores acima da velocidade na BR-116 em Mafra

Inscrições para o Prêmio Professor Destaque encerram dia 12 de setembro

São Bento do Sul registra redução de focos do mosquito da dengue em 2025

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros