A onda de frio mais forte de 2024 vai fazer as temperaturas despencarem em todo o país, especialmente no Centro-Sul, incluindo Santa Catarina. A nova onda de frio traz chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul. Além disso, as cidades mais afetadas poderão ter temperaturas negativas por mais de um dia.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já no decorrer dessa quarta-feira (7), uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, começa a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. O frio deve durar até quarta-feira (14) da próxima semana.
Previsão de geadas
Conforme o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos explicou ao Globo Rural, no próximo final de semana a massa de ar polar ganha intensidade e causa frio intenso sobre as áreas mais frias da região Sul, que são as regiões de serra. Há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul, no sábado (10).
A mesma massa de ar polar vai ganhar mais intensidade no começo da semana que vem. Tanto na segunda-feira (12), quanto na terça (13), há probabilidade de frio ainda mais intenso. Com isso, as geadas serão mais amplas no amanhecer da terça em regiões do Sul e extremo sul do Sudeste. Segundo o especialista, a terça-feira será o dia de alerta máximo para o frio.
Santos diz ainda que nas áreas de serra há chance de neve e chuva congelada, ambas de fraca intensidade. A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Ela ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
Perturbação no vórtice polar
Uma onda de calor fora do comum na Antártida está afetando o clima em todo o mundo. Este fenômeno de aquecimento súbito atmosférico deve elevar as temperaturas na Antártida e na baixa estratosfera, além de enfraquecer os ventos. Conhecido como vórtice polar, ele deve ser o responsável por trazer uma onda de frio intenso para o Brasil, especialmente para Santa Catarina.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, em entrevista ao g1, o aquecimento atmosférico súbito enfraquece o movimento dos ventos ao redor da Antártida, que, normalmente, retêm o frio na região. Assim, o ar polar consegue escapar mais facilmente para áreas tropicais, afetando de forma significativa as regiões da América do Sul próximas à Antártida, incluindo o estado de Santa Catarina.
As principais causas desse fenômeno são o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento do gelo. Ele é considerado raro no Hemisfério Sul e deve ocorrer nos próximos dias.
Com informações da NSC Total
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO