Gêmeas siamesas brasileiras deixam hospital após 10 meses de internação

Botões de Compartilhamento

Lara e Larissa, gêmeas siamesas nascidas em outubro do ano passado em Goiânia, deixaram o hospital pela primeira vez nesta quarta-feira (7), após quase 10 meses de internação.

Gêmeas siamesas têm alta pela primeira vez do hospital – Foto: Kátia Cardoso/Metrópoles/

O caso das gêmeas, que são unidas pelo tórax e compartilham órgãos como fígado, intestino e genitálias, é considerado raro e complexo. Elas enfrentaram várias complicações graves, incluindo longas estadias na UTI, paradas cardiorrespiratórias, úlceras de pressão e hipertensão pulmonar.

A mãe das gêmeas, Kátia Cardoso, de 37 anos, se deslocou de Parauapebas, no Pará, para Goiânia em busca de tratamento especializado com o cirurgião Zacharias Calil, conhecido internacionalmente por suas cirurgias em siameses. Kátia alugou um apartamento próximo ao hospital, a 1 km de distância, para continuar acompanhando as filhas que ainda permanecem em observação.

O médico Zacharias Calil descreveu o caso como um dos mais complexos que já enfrentou. “Ainda não temos previsão de quando a separação poderá ser realizada. Larissa tem cardiopatia e precisa de oxigênio para respirar, o que torna o quadro muito delicado. A estabilização necessária para retirá-las do hospital já é uma vitória”, afirmou o médico.

A mãe das gêmeas expressa esperança e confiança na possibilidade de uma separação futura e busca apoio através de um perfil no Instagram, onde compartilha atualizações sobre o estado de saúde das filhas e continua o tratamento. O foco atual é garantir que Lara e Larissa ganhem peso e resistência antes de qualquer procedimento cirúrgico adicional.

Fonte: ND +

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Prefeitura de São Bento do Sul assina ordem de serviço para construção de capela mortuária no bairro Serra Alta

Homem com 39 passagens policiais é preso após furtar verdureira no bairro Oxford em São Bento do Sul

Santa Catarina segue sem casos de Mpox e Saúde Estadual reforça orientações

Sine de Rio Negrinho promove Feirão de Entrevistas de Emprego na próxima quarta-feira (25)

Campo Alegre: Secretaria de Saúde realiza capacitação para enfermeiras da atenção primária com foco na avaliação dos pés de pacientes diabéticos

Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina manifesta preocupação com proposta que prevê fim da escala 6×1 no Senado