Trabalhadores da Celesc entram em greve por tempo indeterminado em SC

Botões de Compartilhamento

Nesta segunda-feira (12), trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) de entraram em grave por tempo indeterminado. A paralisação iniciou às 6h da manhã e os atendimentos aos consumidores não ocorre em todo o estado

Agência de Rio Negrinho de portas fechadas nesta segunda-feira (12)

Apenas serviços de urgência e emergência estão funcionando (hospitais, delegacias, postos de saúde) e fios partidos ou situações que coloquem a população em risco.

Conforme a Intercel, sindicato que representa os trabalhadores da Celesc, eles reivindicam reposição de pessoal e renovação da frota para atender a população, bem como uma contraproposta de PLR que não divida a categoria.

Por nota, a Celesc informou que no dia 2 de agosto encaminhou um convite ao sindicato para discussão de uma nova metodologia de distribuição da PLR. Confira a mensagem na íntegra!

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CELESC

A Celesc informa que, com o objetivo de estimular o diálogo e o aperfeiçoamento dos critérios da Participação nos Lucros e Resultados, a Diretoria da Companhia apresentou aos sindicatos de classe uma sugestão inicial de metodologia para a distribuição da PLR, visando estimular ainda mais o engajamento e a satisfação de todos os empregados.

A companhia informa que, no dia 02 de agosto, encaminhou convite a todos os sindicatos para discussão de uma nova metodologia de distribuição da PLR, com reunião para o dia 06 de agosto. Contudo, ainda no dia 03 de agosto já foi anunciado pelo grupo sindical da Intercel (que representa uma parte dos empregados – incluindo atendentes comerciais e eletricistas) uma greve por tempo indeterminado, sem antes dialogar com a empresa. No dia 6 de agosto houve o encontro inicial, porém, a Intercel saiu da reunião sem discutir a pauta de forma conjunta.

No dia 7 de agosto foram feitas reuniões separadas com os dois grupos sindicais, sendo que a Intercel manifestou que não aceitaria qualquer proposta de modificação na forma de distribuição da PLR, porém o grupo formado pela Intersindical, (Sindicato dos Engenheiros, dos Técnicos Industriais, dos Economistas, dos Químicos, dos Contabilistas e dos Advogados) manifestou interesse em continuar as discussões e não entrou em greve.

Na continuação das tratativas, na última sexta-feira, dia 9, foi enviada uma proposta formal buscando avançar nas negociações da PLR, com convite para reunião na próxima terça-feira, dia 13. Nesta proposta fica assegurada uma parcela mínima de R$ 4 mil para cada empregado da Celesc, independentemente da sua categoria, incluindo atendentes comerciais e eletricistas, parcela a ser paga no mês de outubro deste ano.

A Celesc acredita que um diálogo positivo e aberto, certamente contribuirá para um resultado que atenda o melhor interesse de todos os Celesquianos. A Empresa mantém o firme propósito do pagamento da PLR 2024, com valores nos mesmos patamares de 2023, podendo atingir até R$ 56 milhões, com base no atingimento de todas as metas convencionadas.

A Companhia informa que a paralisação entre sua força de trabalho não é integral e, infelizmente, atinge principalmente as posições de atendimento ao consumidor. Reforça ainda o desejo de que, com a manutenção do diálogo franco, esta situação seja superada em breve a fim de que a Celesc continue a fazer o que sempre fez: atender bem a todos os catarinenses.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Conheça as candidatas à realeza mirim da Festa do Agricultor e Motorista 2025

Dois adolescentes ficam feridos após queda de bicicleta em São Bento do Sul

Reforma Administrativa será tema de audiência pública em Rio Negrinho

Capacitação para professores é promovida pela Secretaria de Educação

Homem com mandado de prisão é detido no centro de São Bento do Sul

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país