Napoleão Bonaparte e o Dia do Advogado

Botões de Compartilhamento

Dias atrás, a propósito das comemorações pelo Dia do Advogado, a principal liderança da OAB catarinense publicou artigo festejando a figura de Napoleão Bonaparte. Um dos maiores déspotas da história, o francês “detestava os advogados e queria cortar-lhes a língua para impedir que a usassem contra o governo”, como lembra Henri Robert, ilustre bâtonnier da Ordem dos Advogados de Paris, no seu livro O Advogado.

Em princípio, a louvação à figura controversa causou estranheza. Mas talvez não haja equívoco na escolha do personagem celebrado em artigo que aposta alto na autopromoção e passa ao largo de problemas que nos afligem como categoria profissional. Afinal, vivemos tempos de ataques à liberdade e às prerrogativas dos advogados sem que haja resistência efetiva da própria OAB.

Em Santa Catarina, ao que se sabe, não houve qualquer desagravo em favor da advocacia desde 2022. Em contrapartida, há subserviência a diversas outras entidades, mesmo após advogados terem a palavra cassada em julgamentos ou sofrido toda sorte de desrespeitos e humilhações, repercutidas em rede nacional, no exercício da profissão. Também é restrita a mobilização em defesa dos honorários, em que pese o marketing institucional afirmar o contrário de maneira festiva.

Dedicação mesmo parece haver no sentido de restringir a publicidade de advogados autônomos (maioria esmagadora em Santa Catarina), e de sociedades de advogados. Esses têm seus esforços controlados – em paralelo a uma certa desatenção ao controle de sites que canibalizam os serviços jurídicos, plataformas que arregimentam mão de obra de advogados a preços vis (sites para correspondentes que contratam profissionais por R$ 30 para realizar audiências!).

Não é aceitável nos conformarmos com a falta de transparência ou com a inoperância da entidade diante dos riscos que nos cercam. Precisamos deixar o marketing de lado e agir para resgatar a importância da OAB como defensora do Estado Democrático de Direito e como entidade que dialogue verdadeiramente com todos os advogados e advogadas.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Conheça as candidatas à realeza mirim da Festa do Agricultor e Motorista 2025

Dois adolescentes ficam feridos após queda de bicicleta em São Bento do Sul

Reforma Administrativa será tema de audiência pública em Rio Negrinho

Capacitação para professores é promovida pela Secretaria de Educação

Homem com mandado de prisão é detido no centro de São Bento do Sul

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país