Nesta segunda-feira (26), dezenas de municípios de Santa Catarina amanheceram com temperaturas abaixo de zero devido à intensa onda de frio que atinge o estado. Por volta das 6h da manhã, o painel da Epagri registrou 36 localidades com temperaturas negativas.
A Serra e o Meio-Oeste concentraram as menores temperaturas. Urupema, famosa por ser a cidade mais fria do Brasil, marcou -3,35°C às 4h da madrugada, o menor valor do estado. Ibiam, por sua vez, registrou -3,09°C às 5h, ficando com a segunda menor temperatura.
A onda de frio é provocada por uma massa de ar frio e seco de origem polar. No último fim de semana, Santa Catarina vivenciou neve na Serra pela segunda vez este ano e o fenômeno sincelo, semelhante à geada.
O frio intenso deve persistir nos próximos dias. Na terça-feira (27), as temperaturas ao amanhecer devem variar entre -2°C e 4°C no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, enquanto nas demais regiões, ficarão entre 5°C e 10°C. As máximas devem subir, alcançando até 21°C.
Na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), o tempo continuará firme, com temperaturas baixas nas madrugadas e manhãs. A virada gradual dos ventos para Norte deve contribuir para o aumento das temperaturas, que podem chegar a 30°C no Extremo Oeste na quinta-feira.