Série rio-negrinhense estreia nesta quinta-feira (29)

Botões de Compartilhamento

“Nonato, o Barato” é uma nano série audiovisual com cinco capítulos, produzida em Rio Negrinho, que estreia nesta quinta-feira (29), a partir das 20 horas, no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl.

Esse é mais um projeto que foi aprovado pelo edital municipal de Rio Negrinho da Lei Federal Paulo Gustavo, lançado em 2023 pela Fundação Municipal de Cultura. O projeto foi apresentado pela Magro Produções Artísticas, empresa do produtor cultural Jean Knetschik, que atua no ramo cultural da cidade há 15 anos, e traz para a cidade a segunda temporada de uma nano série que nasceu em Jaraguá do Sul.

“Eu comecei a fazer alguns trabalhos de audiovisual com a equipe da Avenida Lamparina e do Ateliê Lú Antunes, em Jaraguá, e um projeto deles que me chamou bastante a atenção foram três episódios de Nonato, o Barato. Quando foi lançado o edital para as obras audiovisuais em Rio Negrinho pela Lei Paulo Gustavo, sugeri a eles a produção da segunda temporada por meio dessa parceria, o que foi aceito pela equipe e então acabamos por produzir neste ano”, conta Jean.

A obra audiovisual conta com cinco episódios de cerca de um minuto cada. O personagem principal, Nonato, é uma barata que sempre está por perto quando algum ser humano degrada o meio-ambiente. Com seus comentários ácidos acerca do tema, ela gera reflexão sobre o cuidado com o meio-ambiente, ou, mais especificamente, sobre a falta dele. Trata-se de uma animação feita com bonecos.

“Não é uma animação ‘convencional’, como um desenho ou um stop motion, é um live action de bonecos, e nosso objetivo é resgatar esse tipo de obra audiovisual que acabou se perdendo em meio a tantas tecnologias”, conta a diretora de fotografia Lu Antunes.

Exemplos de “live action de bonecos”, citados por ela não faltam no audiovisual, como os norte-americanos Muppets, ou as obras brasileiras como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, TV Colosso e o mais recente Que Monstro Te Mordeu, para situar os espectadores que acompanharão o lançamento da série no dia 29.

“Esta nano série nasceu para trazer a reflexão para o descuido com o meio ambiente por meio do humor, não com uma banalização do tema, mas através do “rir de nervoso”.

Nesta segunda temporada, ampliamos um pouco os temas e também vamos tratar de saúde, por exemplo, mas sempre mantendo essa premissa de fazer o público rir e refletir”, conta o diretor Thiago Barba.

“Convidamos a todos para irem e levar seus filhos. Como é uma obra livre para todos os públicos, nosso objetivo é atingir a família toda, mas especialmente as crianças”, completa o produtor Jean Knetschik.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney