O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos. Em Rio Negrinho um programa é oferecido gratuitamente no tratamento contra o tabagismo. Todas as unidades de saúde contam com o Programa de Abandono ao Tabagismo disponível para a população.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Ao procurar a unidade de saúde do bairro, os interessados podem solicitar participação no programa, que oferece tratamento personalizado com base no nível de dependência de cada paciente.
Com uma equipe de profissionais de saúde que inclui médicos, enfermeiros e especialistas, o programa visa não apenas combater a dependência física, mas também abordar os aspectos emocionais e psicológicos ligados ao tabagismo, contribuindo assim para uma comunidade mais saudável e sustentável.
As consequências que o tabagismo causa para sua saúde
Mais de dois terços das mortes de câncer de pulmão no mundo todo são causadas pelo tabagismo, mas não só os fumantes que são afetados por esse mau hábito. Os fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas estão sempre expostos à fumaça do cigarro também podem desenvolver esse tipo de câncer. O tabagismo tem relação com aproximadamente 50 tipos de doenças e problemas de saúde.
Isso quer dizer que fumar pode te ajudar a desenvolver uma série de enfermidades. Você imagina quais são? Além dos tipos de câncer, de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia etc., você também pode desenvolver doenças no aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.
Consequências do uso do cigarro eletrônico
O uso cada vez mais frequente do cigarro eletrônico, principalmente entre os jovens – que curiosamente não se intitulam fumantes, é motivo de preocupação tanto para os pais quanto para os órgãos de saúde. Afinal, esses dispositivos (também chamados de “vapes”) levam nicotina e substâncias tóxicas aos pulmões, além de promover danos e complicações ao sistema respiratório e cardiovascular.
Outro fator muito sério quanto ao risco do uso do cigarro eletrônico é que esse se tornou um dispositivo de fácil acesso aos adolescentes, que ainda estão com o sistema nervoso em desenvolvimento. Assim, a nicotina e as substâncias ali presentes têm potencial de desencadear anormalidades no desenvolvimento cerebral.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO