Próximo trimestre em Santa Catarina deve ser de chuva, temporais e frio tardio

Botões de Compartilhamento

Com a aproximação da primavera no Hemisfério Sul, os próximos meses (setembro, outubro e novembro) trazem consigo mudanças significativas no clima de Santa Catarina.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado, chama atenção  para a ocorrência de chuvas mais frequentes, além da possibilidade de temporais e ventos fortes, comuns nessa época do ano.

As informações meteorológicas indicam que, apesar de estarmos em uma fase de neutralidade climática, a expectativa é que o fenômeno La Niña se desenvolva entre a primavera e o início do verão, com fraca intensidade.

A primavera é conhecida pelo aumento nos volumes de chuva em comparação ao inverno. De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, durante o mês de setembro, espera-se que as precipitações variem entre 150 e 250 mm em grande parte do estado, com exceção de áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde os volumes devem ser mais baixos, entre 100 e 150 mm.

O meteorologista Felipe Theodorovitz, explica que, em outubro as chuvas aumentam ainda mais, com acumulados entre 200 e 250 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Já novembro, a distribuição das chuvas se torna mais irregular, com volumes que podem variar de 140 a 170 mm no Grande Oeste e entre 110 e 140 mm nas demais regiões.

Além disso, temporais típicos de primavera são esperados, especialmente no final das tardes e início das noites. Esses eventos podem provocar ventos fortes, queda de granizo, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.

Mesmo com a tendência de aumento gradual das temperaturas, a entrada de massas de ar frio ainda é comum no início da primavera, especialmente em setembro. Essas massas de ar podem trazer quedas significativas nas temperaturas, favorecendo a formação de geadas e a ocorrência de dias com grande amplitude térmica – frio pela manhã e temperaturas mais amenas à tarde.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney