Sol e calor permanecem em Santa Catarina na primeira segunda-feira da primavera; confira

Botões de Compartilhamento

Após o início da primavera no domingo (22), as temperaturas devem seguir altas nesta segunda-feira (23), com predomínio do sol em Santa Catarina. As máximas podem chegar nos 38°C, como no Oeste e no Litoral Sul. Em boa parte do litoral, no entanto, os termômetros não devem passar dos 25°C.

O dia também promete ser de umidade baixa. Nas horas mais quentes do dia, segundo a Defesa Civil do Estado, a umidade pode ficar em torno de 30% no Oeste.

O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, os ventos de nordeste sopram persistentes e com rajadas de até 50 quilômetros por hora.

Temperaturas podem bater 40°C na terça

Na terça-feira (24), uma área de alta pressão segue mantendo o tempo firme e com pouca nebulosidade no Estado. No Oeste e no Litoral Sul, o dia começa abafado, já com temperaturas entre 20°C e 23°C. À tarde os termômetros oscilam entre 35 e 39°C no Oeste, podendo chegar aos 40°C na região de Itapiranga, segundo a Defesa Civil.

No resto do Estado, temperaturas variam de 30 a 35°C. Além do calor, a umidade do ar fica baixa entre o Oeste e os planaltos durante a tarde.

O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Os ventos seguem soprando com moderada a forte intensidade entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Primavera promete ser quente em SC

A primavera em Santa Catarina será mais quente que o normal, conforme a Epagri/Ciram. A estação, que começou neste domingo, apesar de altas temperaturas, também terá variações climáticas, passando por dias de geada no Planalto Sul, chuva e termômetros acima dos 30°C em outras regiões.

Nos próximos três meses, deve haver dias consecutivos de registros acima dos 30°C. Em setembro, a média da temperatura máxima ficará entre os 19°C e 23°C. Já em outubro, a média será de 21°C a 29°C. Em novembro, a estimativa é de que os termômetros alcancem os 23°C e ultrapassem os 30°C.

La Niña terá intensidade fraca em SC

Segundo o Inmet, o La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro, com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. O fenômeno é capaz de modular os padrões regionais do clima no Brasil, aumentando as chances de chuvas acima da média nas regiões Nordeste e Norte do país e trazendo escassez de chuvas para o Sul.

Volumes médios de chuva

Em setembro, a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, e nas demais regiões, chuva próxima à média. Segundo a Epagri, os totais de chuva no mês devem variar de 150 a 210 milímetros no Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 milímetros nas demais regiões.

Outubro será de chuva próxima à média no Extremo Oeste e Oeste, e próxima a acima da média climatológica nas demais regiões. Os volumes serão mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 milímetros no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 milímetros nas demais regiões.

Em novembro, há previsão de chuva próxima à média no Estado. O órgão de monitoramento ressalta que a chuva deve ser irregular, mal distribuída no tempo e no espaço, como observado no mês de agosto. Destaca-se também que, durante a estação, há possibilidade de eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff celebra um ano de reabertura após restauração

Procon realiza pesquisa de preços de combustíveis em Rio Negrinho

Santa Catarina Lidera a Geração de Energia Solar no Brasil: Estado ultrapassa 1,4 GW de potência instalada e busca soluções para crescimento sustentável

Profissionais da Saúde de Rio Negrinho passam por capacitação sobre curativos

Inscrições para espaços de exposição na Festa do Agricultor e Motorista 2025 abrem na próxima segunda-feira (7)

Celesc implementa benefício da Tarifa Social com até 100% de desconto para famílias de baixa renda