O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho integra a nova diretoria da FETRAMESC, eleita para a gestão 2024/2029. A presidente Raquel Franz foi eleita suplente na diretoria de Relações Intersindicais e Formação Sindical. Já a integrante da diretoria do Sindicato, Adriana Ribas, assumiu o cargo de diretora de Comunicação e Imprensa na Federação.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Realizado nos dias 19 e 20 de setembro, o 1º Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (FETRAMESC), chegou ao fim se consagrando como um importante marco para o movimento sindical e reconduzindo Orlando Soares Filho ao cargo de presidente da entidade para os próximos cinco anos.
Com o tema “Organizar, Liderar e Sonhar: Conectando Visões e Construindo Futuro”, o evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb).
O congresso reuniu cerca de 60 dirigentes de sindicatos filiados à FETRAMESC de todas as regiões de Santa Catarina, que debateram temas fundamentais para a valorização do trabalho no setor público.
Durante o congresso, foram realizadas palestras e oficinas, que abordaram questões como a defesa dos direitos dos trabalhadores, a importância da união e o fortalecimento das lutas sindicais. As trocas de experiências entre os participantes contribuíram para um ambiente de aprendizado e construção coletiva.
A nova diretoria eleita traz um compromisso renovado com a defesa dos interesses da classe trabalhadora e a busca por melhorias nas condições de trabalho. Com um planejamento focado na ampliação da representação e na promoção de políticas públicas que beneficiem os servidores municipais, a gestão 2024/2029 promete ser proativa e engajada.
Organizar, liderar e sonhar
Orlando Soares Filho, presidente reeleito da FETRAMESC, ressalta que o Congresso foi idealizado durante a reforma estatutária, em 2016, mas que somente neste ano foi possível realiza-lo, às vésperas da renovação da diretoria. O tema não foi escolhido por acaso.
“Pensamos em refletir qual é a nossa estrutura, como estamos organizados e como levar essa mesma estrutura até o trabalhador, além de refletir quais são os sonhos e as utopias do movimento sindical. E esses foram os pilares do Congresso. Aqui, discutimos que liderança somos, como nos organizamos para melhor chegar até o nosso trabalhador, e quais os nossos sonhos, utopias e planejamentos”, afirma.
O presidente concluiu o Congresso com o sentimento de aprendizado. “Foi a primeira edição, então tudo era novo para nós. Mas deu tudo certo. Definimos que a deliberação final do Congresso será estendida até dezembro, para que os delegados que estiveram participando possam contribuir com sugestões, e no final do ano, quando faremos o encontro final da Federação, será feita a aprovação do texto base do Congresso”, destaca.
Soares Filho agradeceu a participação expressiva dos delegados, que puderam exercer o direito ao voto durante a realização do processo eleitoral. “Tivemos mais de 60% de comparecimento para votação, e tivemos 100% de votos das pessoas que compareceram. É uma prova do reconhecimento do nosso trabalho, e nos dá muito mais ânimo para continuar nessa caminhada à frente da Federação pelos próximos cinco anos”, finalizou.
Luta pelo servidor público
Presente em Brusque para participar do Congresso como um dos palestrantes, Dr. João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, destacou os sonhos e utopias, e o porquê a categoria deve, sempre, lutar pelo servidor público.
Convidado de honra para palestrar no Congresso, ele fechou a manhã do segundo dia inspirando a continuidade do serviço que é prestado através dos sindicatos de servidores públicos sediados em todo o estado, e ainda convocou aqueles cujos municípios possuem RPPS, para se fazerem presentes em Brasília nas audiências públicas que acontecerão na Câmara dos Deputados, para uma grande manifestação a ser coordenada pela CSPB, no mês de novembro, contra a PEC-66.
“A gente está aqui para trocar informações, colocar entendimentos a soluções necessárias, mas, sobretudo, para buscar energia na base. Existem estruturas e coligações no âmbito das corporações comerciais, que tem esse tema como primordial, e realmente é”, pontuou.
Guiado por três assuntos principais, o presidente norteou sua explanação sob o embasamento do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), a Proposta de Emenda à Constituição 66 (PEC 66/2023), e, por fim, a transformação do Estado.
Liderança máxima da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) no país, Moacyr Auersvald, presidente nacional, falou sobre organização no meio sindical, perspectivas da caminhada, e como se preparar para o futuro.
Ele esteve no segundo dia do Congresso, abriu o dia de palestras, logo após a cerimônia de abertura. O presidente enfatizou que a realização do congresso é uma oportunidade que não apenas celebra conquistas passadas, mas também abre caminho para novos desafios, unindo esforços em prol de um serviço público de qualidade e mais justo para todos.
“Primeiro, parabenizo Orlando Soares Filho, reeleito como presidente da entidade, pelo evento e desejo pleno êxito para a FETRAMESC, que tenha fôlego nessa nova caminhada. E desejo muito sucesso ao Orlando porque, o sucesso da entidade sindical, da sua administração, da sua gestão, é o sucesso dos trabalhadores que você representa”, parabenizou o líder sindical.
“A reflexão proposta nesta palestra é de recordar que, se hoje ainda o trabalhador do setor público tem muita dificuldade, imaginemos nos anos anteriores, lá atrás, em que o servidor público não tinha, nem sequer, uma federação”, refletiu Moacyr durante sua fala aos dirigentes.
Formação e capacitação
No primeiro dia de evento, o Congresso preparou uma tarde de palestras e oficinas voltadas para a formação e capacitação dos dirigentes sindicais. Dois momentos técnicos foram fundamentais durante o Congresso: a presença de advogados da Nova Central Sindical de Trabalhadores para tirar dúvidas e trazer atualizações sobre situações administrativas e atualização cadastral para manter o sindicato ativo.
Cristyane Peres, Supervisora Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos(DIEESE/SC), abriu as atividades do primeiro dia com a palestra “Liderar: que liderança somos?” A supervisora enfatizou a liderança feminina e o protagonismo jovem no movimento sindical. Ela, que é considerada no estado a nova expressão de liderança no mundo sindical, parabenizou a Federação pela realização do Congresso.
“É um momento muito especial, pois a FETRAMESC mostra a sua potencialidade nesse Congresso, com um grupo significativo de sindicatos, um grupo diverso, de representações, e demonstra, também, uma capacidade de mobilização bem significativa”, enfatizou.
“Nossa iniciativa era, justamente, tentar trazer mais elementos para contribuir nesse debate e fortalecer cada vez mais a organização sindical no setor público municipal, como é o caso da FETRAMESC”.
O DIEESE é um instituto de pesquisa, criado e mantido até os dias atuais pelo movimento sindical brasileiro. “Todas as nossas atividades de pesquisa, assessoria e formação, são voltadas para o movimento sindical. Fazemos os atendimentos às entidades sindicais, diretamente nos estados, como aqui em Santa Catarina, mas, também, na assessoria, a todos os debates e negociações, que dizem respeito à pauta dos trabalhadores, e de justiça social e igualdade no país”, finalizou.
Já Paulo Henrique Borba Pereira, Assessor Técnico da Nova Central Sindical de Trabalhadores Nacional, abordou o tema “Registros de Entidades Sindicais no CNES – Portaria 3.472: regras e modernizações na utilização do sistema”.
“Nossa avaliação foi bastante positiva, tivemos a participação de vários sindicatos de nossa base, de representação, da nossa central, da FETRAMESC, e falamos principalmente dos momentos que o movimento sindical tem passado. Acreditamos que padronizar e nortear esses procedimentos serão de suma importância para as entidades sindicais, para elas manterem-se atualizadas, não terem problemas judiciais, administrativos, com entidades bancárias, enfim, problemas administrativos de uma maneira geral no Ministério do Trabalho”, afirma.
As principais dúvidas dos dirigentes sindicais são relacionadas a sistemas e questões eleitorais, além de despachos que o Ministério emitiu neste ano, que gerou diversas preocupações. Em geral, são questionamentos comuns em âmbito nacional.
Fiscalização
Membro da mesa diretora na abertura oficial do Congresso, o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Paulo Roberto Eccel, dirigiu-se aos representantes das entidades sindicais do Estado, destacando a presença do órgão federal nas mais diversas iniciativas voltadas ao trabalhador. Além disso, ele foi convidado pela FETRAMESC para acompanhar o início do processo eleitoral, para conferir a legalidade da eleição na condição de superintendência regional.
“Uma das tarefas do Ministério do Trabalho é estar onde o trabalho acontece. Normalmente, em qualquer lugar de Santa Catarina, onde há encontros, sejam dos trabalhadores, seja de sindicatos patronais, o Ministério do Trabalho procura estar presente”.
Protagonismo
Atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região (SINSEB), e membro da diretoria da FETRAMESC, Tânia Mara Vieira Pompermayer, reforçou em sua fala que a realização do Congresso é, por si só, a valorização do serviço público municipal.
“E isso se reflete ainda mais quando se trata do nosso município, porque somos referência para outras cidades quando se trata de organização sindical. Temos uma extensão de base, atendemos em Brusque, Guabiruba e Botuverá, e a Federação sempre está presente, e isso é um papel muito importante no movimento sindical para os sindicatos do nosso Estado”, afirmou.
Coordenação do processo eleitoral
Izaias Otaviano, presidente da Nova Central Sindical e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário (Sintricomb), destacou ao término do Congresso a satisfação em poder acolher os participantes na estrutura sindical, em Brusque. Além disso, foi de responsabilidade da Nova Central Sindical a coordenação do processo eleitoral para a eleição da nova diretoria da FETRAMESC.
“Para nós, foi motivo de muita alegria fazer parte do processo da eleição da entidade, que é ligada à Nova Central. Entendemos que o processo democrático da eleição de uma entidade sindical é muito claro e transparente, e se finaliza com o dia da eleição e divulgação dos eleitos. Também foi uma grata satisfação ter em Brusque delegados ligados aos servidores públicos de todo o Estado, a representação máxima de nossa Central Nacional, e as autoridades que o acompanharam”, enfatizou Otaviano.
Nova diretoria
Conheça a nova diretoria da FETRAMESC, eleita para os próximos cinco anos. A posse ocorrerá no mês de dezembro.
Direção Executiva
- Presidente: Orlando Soares Filho (Brusque)
- 1º Vice-presidente: Kátia Regina Cardoso da Silva(Araquari)
- 2º Vice-presidente: Agenor Rodrigues Chaves (Lages)
- Suplente do 2º vice-presidente: Edemilson Benedito de Assis (São Bento do Sul)
- Secretário-geral: Luiz Carlos Vieira Reis (Lages)
- 1º secretário: Cleo Rodrigo Nezi (São Joaquim)
- Suplente de 1º secretário: Graciele Sperandio (Concórdia)
- Tesoureiro-geral: Sérgio Luis Batista de Almeida (Gaspar)
- 1º Tesoureiro: Fernando Castanheira (Itapema)
- Suplente: Maria Lourdes Sperka (São Bento do Sul)
- Dir. de assuntos municipais: Odair José Marcilio (Ituporanga)
- Suplente: Calisto Lopes Cerqueira (São Lourenço do Oeste)
- Dir. de Relações Inter. e Formação Sindical: William Ampese (Concórdia)
- Suplente de Dir. de Rel. Inters. e F. Sindical: Raquel Franz (Rio Negrinho)
- Diretor de Assuntos Jurídicos: Jeferson Debus (Gaspar)
- Suplente de Assuntos Jurídicos: Semião Pedro Pereira (Itaiópolis)
- Diretor de Comunicação e Imprensa: Adriana Glassar Ribas (Rio Negrinho)
- Suplente de Comunicação e Imprensa: Silvia Martins Godinho (Lages)
- Dirª. de Assuntos de Apos. e Pensionistas: Tânia Mara Vieira Pompermayer (Brusque)
- Suplente de Aposentados e Pensionistas: Claudinor José Matoso (Timbó Grande)
- Dirª. da Mulher, Juventude e Diversidade: Ivana Aparecida Pereira (São Bento do Sul)
- Suplente da D. Mulher, Juventude e Div.: Mariana Freixiela Hernandez (Concórdia)
- Presidente de Honra: David Vinci (Ibirama).
Secretarias - Regional do Norte: Dino Vaz Marcelli (São Bento do Sul)
- Regional do Sul: Marcelo Guizoni (Braço do Norte)
- Regional do Planalto: Gilson Heusser (Curitibanos)
- Regional do Oeste: Nereide Maria Curioletti (São Lourenço do Oeste)
- Regional do Meio Oeste: James Francisco Beal (Agua Doce)
- Regional do Vale do Itajaí: Jadir Nadiel Coelho (Bombinhas)
Conselho Fiscal - 1º Conselheiro: Salvio Stein (Ituporanga)
- Suplente 1º Conselheiro: Itamar Fernandes
- 2º Conselheiro: Juliano da Silva Ramos (Lages)
- Suplente 2º conselheiro (José Souza Pessoa)
- 3º Conselheiro: Osmar Francisco Demétrio (Brusque)
- Suplente 3º conselheiro: Marli Angelina Nascimento
Delegados junto a Confederação - 1º Delegado titular: Adriana Bombassaro Zanella (São Bento do Sul)
- Suplente de 1º delegado: Agenor Rodrigues Chaves (Lages)
- 2ª Delegado Titular: João Carlos Toledo Sampaio (Joaçaba)
- Suplente de 2º Delegado: Orlando Soares Filho (Brusque)
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO