Santa Catarina criou 7.641 novas vagas em agosto deste ano, um crescimento de 0,3% no mês. Em relação a agosto do ano passado, o saldo de empregos formais no estado cresceu 13%. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Com o resultado de agosto, os dados do Caged confirmam o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Nos oito primeiros meses do ano, foram criados 115.795 mil empregos com carteira, o segundo maior patamar desde o início da série histórica em 2004.
“A gente não mede esforços pra manter a nossa economia sempre forte e aquecida. Temos apoio pro empresário abrir sua empresa aqui, agilizamos a abertura de novos negócios, investimos na nossa indústria com uma série de programas. E assim, novos postos de trabalho são criados todos os dias aqui em Santa Catarina, que já é hoje o estado com o menor desemprego do Brasil”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
Nacionalmente, SC apresenta a quinta maior geração dentre todos os estados do país, atrás apenas dos estados mais populosos de SP, MG, PR e RJ. Em termos relativos, o crescimento do emprego com carteira assinada em Santa Catarina foi de 4,7%, acima do resultado nacional (3,8%), e o melhor resultado dentre todos os estados da região Sul e Sudeste do Brasil.
Indústria e serviço puxaram o resultado
Setorialmente, o aumento do emprego formal em 2024 em SC é um resultado do elevado nível de contratação da indústria (41,5 mil) e dos serviços (53 mil), responsáveis por mais de 80% dos empregos criados no ano. Também se destaca o setor de construção de edifícios (+7.177), representando mais de 8% do total de empregos gerados nesse segmento no país.
O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, contextualiza os dados do Emprego em SC.
“O resultado positivo das ações estratégicas do governo em parceria com o setor produtivo catarinense se reflete no crescimento expressivo dos empregos para todos os catarinenses: praticamente metade das vagas geradas em Santa Catarina foram ocupadas por mulheres, acima da média brasileira e da região sul e sudeste como um todo. Além disso, 70% dos empregos abertos em Santa Catarina foram destinados para jovens com até 24 anos, demonstrando a importância da inserção dos jovens dentro do mercado formal de trabalho. O Governo do Estado tem olhado com atenção para este tema e vai continuar atuando para ampliação dessas vagas.”
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO