Hospital de Joinville realiza primeira cirurgia em sala híbrida pelo SUS

Botões de Compartilhamento

Realizada 100% pelo SUS, Joinville recebeu a primeira cirurgia em sala híbrida no Sul do país. O procedimento pioneiro na região ocorreu no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt no último dia 25 de setembro.

Foto: Leo Munhoz/Secom/Reprodução

A primeira cirurgia tecnológica foi para implantar uma válvula aórtica percutânea. O paciente, um homem de 83 anos, foi diagnosticado com estenose aórtica severa. A equipe do cirurgião cardiovascular dr. Renato Bastos Pope realizou uma técnica menos invasiva que reduz a exposição a raios X. Após o procedimento, o paciente se recuperou no hospital, teve alta na última quarta-feira (2) e passa bem.

“Nosso foco é sempre a segurança e o bem-estar do paciente. Com as salas híbridas, conseguimos reduzir a exposição desnecessária à radiação e contrastes, otimizando o tratamento. Isso é especialmente importante em casos delicados, como o de pacientes mais idosos”, explica o cirurgião cardiovascular, Renato Bastos Pope.

“É um momento bastante importante para o Hospital Regional e para a população que busca o atendimento SUS na região. Estamos realizando a primeira cirurgia na sala híbrida, que incorpora novas tecnologias e avanços importantes para melhorar cada vez mais a saúde”, comemora a diretora do Hospital Regional, Aldilete Cardoso Alves Fantuci.

Investimento

O Governo do Estado investiu R$ 8 milhões para estruturar a sala híbrida, que ocupa um espaço de 120 metros quadrados no centro cirúrgico. O espaço conta com um robô alemão que pesa 1,8 toneladas. Ele executa até oito diferentes movimentos, diminuindo o grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e  ampliando as possibilidades terapêuticas para a equipe médica.

A sala combina os avanços da imagem médica com a flexibilidade e precisão exigidas para cirurgias complexas. Entre elas o implante de válvulas transcateter, angioplastias e intervenções neurológicas delicadas, onde o tempo e a precisão são fatores decisivos.

Os recursos avançados de imagem incluem um equipamento de angiografia de última geração, o Siemens Artis Pheno. Projetado para procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, o aparelho oferece uma qualidade de imagem excepcional em tempo real, permitindo aos cirurgiões visualizar detalhes anatômicos críticos com alta precisão.

Foto: Leo Munhoz/Secom/Reprodução

Com informações da ND +

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney