O casal Vianei Amilcare Zappellini e Mariolita Ramos Schmidt Zappellini, de Rio Negrinho, que tem uma história de vida marcada pelos esportes e é fã de atividades físicas ar livre, esteve recentemente percorrendo a trilha do Tour Du Mont Blanc, o famoso TMB, um trajeto que percorre três países europeus. A equipe do Jornal Perfil conversou com eles para saber mais sobre esse desafio:
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
“Sempre gostamos de praticar atividades ao ar livre, contemplando a natureza. Foi depois de fazer outra trilha famosa, o Caminho de Santiago de Compostela, cerca de 800 quilômetros. Aí decidimos que precisávamos de um novo desafio. Foi então que após algumas pesquisas resolvemos fazer o Tour Du Mont Blanc”, conta o casal.
O que é o Tour Du Mont Blanc?
O TMB é uma trilha icônica e que está na lista de desejo de quase todos os aventureiros. Além de passar por três países, o trajeto contempla algumas das montanhas mais altas da Europa, florestas, vales, geleiras e inúmeras paisagens incríveis. Passa pelos Alpes e por vilarejos cheios de charme.
O Tour du Mont Blanc não é uma travessia e, sim, um circuito. Por causa disso, é possível fazer o roteiro completo iniciando por qualquer ponto. O mais comum é que o percurso seja feito no sentido anti-horário e o ponto inicial mais usado é a região de Les Houches, que está próxima a Genebra, na Suíça. A escolha pela direção da trilha leva em consideração a altimetria.
Por ser um trajeto com muitas variações e subidas que ultrapassam os quatro mil metros de altitude, na hora de escolher o roteiro é importante avaliar quanto tempo será necessário para vencer os picos mais desafiadores. Os aventureiros que fazem a trilha no sentido anti-horário têm a vantagem de não encarar no mesmo dia quase 2 mil metros de subida na região de Le Brévent, na França.
Onze dias, três países
O casal destaca que o Tour Du Mont Blanc é um dos circuitos de caminhada mais conhecidos do continente europeu. Uma trilha com cerca de 170 quilômetros, bastante desafiadora por sua altimetria: varia de 1.400 metros de subidas a 1.200 de descidas. Foram 11 dias atravessando três países, a França, Itália e Suíça, contornando o maciço do Mont Blanc que tem 4.810 metros de altura.
“Atravessando montanhas, passos, vales, abismos, riachos, neve, tempestade, pequenos vilarejos, dormindo em refúgios no alto das montanhas, observando paisagens impressionantes. Encontramos enormes dificuldades, principalmente o desconforto físico, mas tudo foi superado pelas belezas naturais que o caminho nos presenteou. Estamos em busca de novas aventuras, queremos estar sempre em movimento”, completa o casal.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO