Superação: Cristiane Gonçalves e sua luta contra o câncer

Botões de Compartilhamento

Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas o que as mulheres precisam entender é que os cuidados com a sua saúde precisam e devem ser feitos o ano todo.

Cristiane hoje na luta contra a doença: fé e esperança/ Foto: Pricila Pires da Maia

E para falar mais sobre o câncer de mama, diagnóstico e tratamento, a equipe do Jornal Perfil recebeu em sua sede a paciente Cristiane Gonçalves, que há um ano luta contra a doença. Ela conta que tudo começou quando percebeu um caroço no seio direito e ela se dirigiu à Rede Feminina de Combate ao Câncer, onde o primeiro procedimento foi uma mamografia.

“Fiz o exame em maio de 2023, mas o diagnostico saiu em junho. Já havia percebido um caroço, minhas amigas da escola falaram para ver o que era. Foi quando decidi ir na Rede Feminina, onde fui bem acolhida. Deu uma alteração no exame, e com isso fui até um ginecologista, fiz um ultrassom e lá foi constatado que eram dois nódulos”, conta Cristiane. E com a biopsia foi constatado o câncer.

Reação do diagnóstico

Cristiane conta que desde o início sempre foi muito amparada pela família. Na noite anterior ela chorou muito à espera do diagnóstico: “eu estava com muito medo”.

Porém, quando veio o resultado, ela diz que foi muito forte, “por minha família, que nunca me deixou desamparada”. Dias depois, Cristiane foi consultar com uma mastologista: o tumor estava bastante grande. Então ela foi encaminhada para um oncologista. Foi quando a ficha de Cristiane caiu e ela sentiu que seria difícil aceitar que estava com câncer.

“Esta foi a etapa mais complicada porque o médico falou que teria que ir para a quimioterapia e minha maior tristeza era cair o cabelo, mas sabia que minha vida era mais importante. Quando fiz a primeira quimioterapia, dias depois o cabelo começou a cair”.

Tratamento e cirurgia

Cristiane iniciou o tratamento de quimioterapia apoiada pelo marido. Tentou ser forte em todos os momentos, mas quando foi para casa as primeiras reações começaram. E com isso o medo de não sobreviver para ver os filhos, o marido e sua família.

“Foram tantas emoções misturadas que você começa se questionar e perguntar para Deus: por quê comigo? Por outro lado, a gente sabe que são etapas e um processo que todos os pacientes de câncer passam. Depois que terminaram as quimios fiz a cirurgia para retirada da mama”.

A luta continua

Depois da quimioterapia, cirurgia e sessões de radioterapia, o resultado é que Cristiane está com um câncer metastático. Ou seja: ela precisa iniciar um novo tratamento com 14 sessões de quimioterapia. “Segundo o médico, agora não posso fazer nenhum tipo de exame devido à radioterapia, semana que vem tenho uma nova quimio”.

Aprendizado

“Todos os dias quando levanto quero aproveitar o dia, independente, de como eu esteja, olho para o espelho tentando me encontrar de novo, porque terei meu normal e uma parte de mim já se foi. Eu tento não mais ser tão forte e colocar todos os sentimentos para fora. E agradecer a Deus por tudo que vivi, passado pelo tratamento e conhecer pessoas com tantas histórias. E as perguntas do porquê. Não é fácil, mas preciso sempre pensar positivo e viver um dia de cada vez”

Cristiane no início do tratamento: o desafio da quimioterapia/ Foto: Divulgação

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney