Dois incidentes com lagartas foram registrados no Norte de SC; saiba mais

Botões de Compartilhamento

Nos últimos dias, duas pessoas precisaram de atendimento médico após entrarem em contato com lagartas venenosas, em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina. Uma criança e um adulto apresentaram complicações devido ao contato com as cerdas do inseto e já receberam os cuidados necessários, conforme informações da Secretaria de Saúde do município.

Cerdas das lagartas são venenosas e podem causar uma espécie de "queimadura" (Foto: Divulgação, Prefeitura de Guaramirim)

A Prefeitura de Guaramirim emitiu um alerta nesta quinta-feira (31), orientando a população sobre os cuidados a serem tomados em relação às lagartas, especialmente durante atividades ao ar livre, como jardinagem e passeios em áreas com arbustos. As cerdas das lagartas podem causar reações alérgicas e “queimaduras” na pele, resultando em dor intensa.

O fenômeno é comum nesta época do ano, quando as lagartas estão em fase de desenvolvimento. Elas passam por quatro etapas: ovo, larva (lagarta), pupa e forma adulta (borboleta ou mariposa). Dependendo da espécie, as lagartas podem se reproduzir de uma a duas vezes ao ano. Espécies como a Lonomia, que apresenta coloração marrom esverdeada com detalhes brancos, podem causar envenenamentos severos, levando a sintomas como sangramentos e, em casos extremos, à morte.

A Secretaria de Saúde recomenda que, em caso de contato, a área afetada deve ser lavada com água fria e sabão. Não se deve aplicar torniquetes, furar ou queimar a região afetada. É essencial buscar atendimento médico imediatamente para um tratamento adequado.

Para prevenir acidentes, a população é orientada a observar cuidadosamente o ambiente ao realizar atividades ao ar livre, utilizando luvas ao manusear troncos e folhas. Árvores e arbustos com lagartas devem ser isolados e sinalizados para evitar contatos indesejados. A aplicação de cal no tronco das árvores pode facilitar a visualização das lagartas e minimizar os riscos.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto em São Bento do Sul

Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC

Prefeitura reforça sinalização viária para melhorar segurança no trânsito em Rio Negrinho

Mãe e padrasto vão a júri popular acusados de espancar crianças de 3 e 5 anos, em SC

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana