Esquema de Corrupção no DNIT é alvo de Operação em Santa Catarina e outros seis estados

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta terça-feira (5), uma operação de combate à corrupção foi deflagrada contra um esquema envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Denominada “Rolo Compressor,” a ação foi executada pela Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), cumprindo 54 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e outros seis estados, além do Distrito Federal.

Esquema estaria sendo praticado dentro do DNIT do Paraná (Foto: Polícia Federal, Divulgação)

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em janeiro de 2022, focadas em apurar crimes de corrupção, fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Segundo as autoridades, funcionários da Superintendência do DNIT no Paraná estariam envolvidos, recebendo valores ilícitos de empresas contratadas pelo órgão entre 2011 e 2022.

De acordo com o auditor fiscal Leandro Cavichioli Peixoto, o levantamento patrimonial revelou enriquecimento incompatível entre os investigados. “Um engenheiro, que em 2011 possuía R$ 100 mil em bens, chegou a um patrimônio de R$ 2,9 milhões em uma década”, exemplificou Peixoto, ressaltando o aumento de 29 vezes no valor declarado.

A investigação apontou fraudes em processos licitatórios, falhas graves na celebração de contratos, e inexecuções que resultaram em prejuízos ao erário público. Para ocultar os recursos obtidos ilegalmente, foram utilizadas empresas de fachada, sem estrutura operacional ou funcionários, apenas para a lavagem de dinheiro, conforme destacou a Receita Federal.

Com aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita, além de servidores da CGU, a operação realizou buscas em cidades como Florianópolis e Itajaí (SC), e em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal. As ordens judiciais incluíram ainda o bloqueio de bens, imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos envolvidos, como medida para recuperação dos prejuízos ao erário.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Incêndio em secador industrial mobiliza Corpo de Bombeiros em Mafra

Grandes Shows Agitaram o 20º Festival de Inverno e Batem Recorde de Público

Governo federal reconhece situação de emergência em 11 cidades gaúchas

Santa Catarina firma parceria com o Cazaquistão e reforça presença em mercados da Ásia e Europa

Emhab divulga primeiros selecionados para os condomínios Belém I e II

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho