Conferência Municipal de Rio Negrinho discute desenvolvimento urbano e sustentabilidade

Botões de Compartilhamento

A cidade de Rio Negrinho está sediando a Conferência Municipal, evento preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o objetivo de discutir e formular propostas para o desenvolvimento urbano sustentável e a inclusão social.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve início hoje, dia 6 de novembro, e se estenderá até amanhã, dia 7, reunindo autoridades, especialistas e representantes da comunidade para debater temas cruciais para o futuro da cidade.

Programação do Primeiro Dia

A conferência começou com o credenciamento às 17h, seguido pela abertura oficial. Durante o primeiro dia, os temas principais discutidos incluíram gestão interfederativa e consórcios com o Dr. Guilherme Krieger e gestão democrática das cidades com o Dr. Marcelo Leão, no Eixo 02. No Eixo 03, foram abordadas questões sobre sustentabilidade ambiental e emergências climáticas pelo Engenheiro Rubens Mühlbauer e transformação digital e territórios pelo especialista em TI Fábio de Medeiros.

O evento de hoje deve se estender até as 22h, incluindo um debate para a construção de propostas, leitura das sugestões e encerramento.

Segundo Dia de Conferência

A programação continua amanhã, a partir das 17h, com o foco no Eixo 01, abordando políticas públicas para mobilidade urbana, habitação e regularização fundiária, e saneamento básico, com palestras da arquiteta Danielle Cantuária, da gestora ambiental Mônica dos Santos Rocha e do engenheiro Hugo Binder. O dia também contará com novos debates, leitura de propostas, uma plenária geral para a aprovação de todas as sugestões e a eleição de delegados que representarão Rio Negrinho na etapa estadual.

O encerramento do evento está previsto para as 22h, com a expectativa de que as propostas aprovadas sejam encaminhadas para a Conferência Estadual das Cidades e, posteriormente, para a Conferência Nacional em Brasília.