No sábado (dia 9 de novembro), o Grupo Convivendo, destinado ao suporte de pacientes com diabetes tipo 1 e seus familiares, se reunirá na Sociedade Recreativa da Rudnick. Com uma programação diversificada e o objetivo de promover o autocuidado e a inclusão social, o evento pretende acolher cerca de 50 participantes para um dia de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao bem-estar.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O Grupo Convivendo surgiu em 2021 com a missão de reunir pessoas que enfrentam diariamente os desafios do diabetes tipo 1, oferecendo um espaço de acolhimento e educação. Com o passar dos anos, a iniciativa, que começou com apenas 11 participantes, cresceu significativamente e agora conta com 76 membros, incluindo pessoas de diferentes faixas etárias e seus familiares.
“A convivência e o compartilhamento de vivências têm um papel fundamental no processo de aceitação e autocuidado. Queremos que nossos participantes saibam que não estão sozinhos e que, juntos, conseguimos construir caminhos mais leves para o tratamento”, explica a médica idealizadora do projeto, Dra. Andrea Betkowski Duvoisin.
O evento tem como foco fortalecer o vínculo entre os participantes, promover uma troca genuína de informações sobre o diabetes tipo 1 e capacitar cada membro a enfrentar os desafios dessa condição crônica. Além de abordar aspectos práticos, como contagem de carboidratos, monitoramento da glicose e uso de insulina, o Grupo Convivendo também oferece um espaço de acolhimento emocional, vital para o bem-estar dos participantes.
A médica ressalta a importância do autogerenciamento e destaca que, “ao compreenderem melhor a condição e desenvolverem habilidades para o manejo diário, os pacientes conquistam maior autonomia e uma qualidade de vida superior.”
Programação participativa
O evento do dia 9 contará com uma programação especial, que inclui uma roda de conversa com Taís Milene Calvetti, nutricionista, e o bioquímico Dr. Carlos Cesar Drozino, que discutirão temas importantes relacionados à alimentação e à gestão do diabetes.
Após um almoço coletivo, os participantes poderão se envolver em atividades recreativas conduzidas pelo educador físico Matheus Salbeski Almeida, com o intuito de incentivar o movimento físico e a integração entre os presentes. A tarde ainda inclui um café de confraternização, seguido do encerramento, marcado para às 16h.
“Esses momentos são fundamentais para construir conhecimento e empatia. Nos últimos anos, observamos como cada reunião traz uma renovação no compromisso dos pacientes com sua saúde e fortalece o apoio mútuo entre todos”, explica Andrea.
O Grupo Convivendo mantém o compromisso de criar um ambiente educativo e acolhedor, onde todos se sintam motivados a levar uma vida mais saudável e equilibrada, apesar dos desafios impostos pelo diabetes tipo 1. Pessoas que tenham diabetes tipo 1 em São Bento do Sul e região que queiram participar do encontro, podem entrar em contato com a Dra Andrea enviando mensagem para o seu Instagram (www.instagram.com/andreaduvoisin).
A ação também faz parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional de Santa Catarina, e patrocínio da Vacinas Rim e Vida, Laboratório São Francisco, Clube da Lady, Dassette Pharma, Climers, Condor, Chef Fonseca, Reibox Atacarejo e Ornato Jardins e Silkollor.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO