Grupo Convivendo realiza encontro para apoiar pessoas com diabetes tipo 1

Botões de Compartilhamento

No sábado (dia 9 de novembro), o Grupo Convivendo, destinado ao suporte de pacientes com diabetes tipo 1 e seus familiares, se reunirá na Sociedade Recreativa da Rudnick. Com uma programação diversificada e o objetivo de promover o autocuidado e a inclusão social, o evento pretende acolher cerca de 50 participantes para um dia de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao bem-estar.

O Grupo Convivendo surgiu em 2021 com a missão de reunir pessoas que enfrentam diariamente os desafios do diabetes tipo 1, oferecendo um espaço de acolhimento e educação. Com o passar dos anos, a iniciativa, que começou com apenas 11 participantes, cresceu significativamente e agora conta com 76 membros, incluindo pessoas de diferentes faixas etárias e seus familiares.

“A convivência e o compartilhamento de vivências têm um papel fundamental no processo de aceitação e autocuidado. Queremos que nossos participantes saibam que não estão sozinhos e que, juntos, conseguimos construir caminhos mais leves para o tratamento”, explica a médica idealizadora do projeto, Dra. Andrea Betkowski Duvoisin.

O evento tem como foco fortalecer o vínculo entre os participantes, promover uma troca genuína de informações sobre o diabetes tipo 1 e capacitar cada membro a enfrentar os desafios dessa condição crônica. Além de abordar aspectos práticos, como contagem de carboidratos, monitoramento da glicose e uso de insulina, o Grupo Convivendo também oferece um espaço de acolhimento emocional, vital para o bem-estar dos participantes.

A médica ressalta a importância do autogerenciamento e destaca que, “ao compreenderem melhor a condição e desenvolverem habilidades para o manejo diário, os pacientes conquistam maior autonomia e uma qualidade de vida superior.”

Programação participativa

O evento do dia 9 contará com uma programação especial, que inclui uma roda de conversa com Taís Milene Calvetti, nutricionista, e o bioquímico Dr. Carlos Cesar Drozino, que discutirão temas importantes relacionados à alimentação e à gestão do diabetes.

Após um almoço coletivo, os participantes poderão se envolver em atividades recreativas conduzidas pelo educador físico Matheus Salbeski Almeida, com o intuito de incentivar o movimento físico e a integração entre os presentes. A tarde ainda inclui um café de confraternização, seguido do encerramento, marcado para às 16h.

“Esses momentos são fundamentais para construir conhecimento e empatia. Nos últimos anos, observamos como cada reunião traz uma renovação no compromisso dos pacientes com sua saúde e fortalece o apoio mútuo entre todos”, explica Andrea.

O Grupo Convivendo mantém o compromisso de criar um ambiente educativo e acolhedor, onde todos se sintam motivados a levar uma vida mais saudável e equilibrada, apesar dos desafios impostos pelo diabetes tipo 1. Pessoas que tenham diabetes tipo 1 em São Bento do Sul e região que queiram participar do encontro, podem entrar em contato com a Dra Andrea enviando mensagem para o seu Instagram (www.instagram.com/andreaduvoisin).

A ação também faz parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional de Santa Catarina, e patrocínio da Vacinas Rim e Vida, Laboratório São Francisco, Clube da Lady, Dassette Pharma, Climers, Condor, Chef Fonseca, Reibox Atacarejo e Ornato Jardins e Silkollor.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Homem fica ferido após sofrer queda de bicicleta em São Bento do Sul

Motociclista é levado ao Hospital após colisão com carro em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Civil de Santa Catarina lança concursos públicos com 300 vagas para agente e escrivão

IMA divulga novo relatório e aponta que 75% dos pontos do litoral catarinense estão próprios para banho

Aplicativo do banco Bradesco apresenta instabilidades nesta sexta-feira