A Vigilância Ambiental de Araquari, no Norte de Santa Catarina, emitiu um alerta após a captura de 51 escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) nos últimos dias. Destes, 45 foram encontrados em uma única varredura no pátio de duas empresas de embalagem e serviços ambientais no bairro Corveta, área agora considerada infestada. Os escorpiões estavam em uma vala com pedras, ambiente propício para sua reprodução, conforme informado pela prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Diogo Lopes, equipes locais foram treinadas para tratar casos de picada e o município já acionou a Gerência Regional de Saúde do Estado para desenvolver um plano conjunto de contenção. A espécie Tityus serrulatus, que se reproduz sem a necessidade de um macho, tem alta capacidade de infestação, já que uma fêmea pode gerar até 25 filhotes por vez.
A Vigilância orienta a população a acionar o órgão ao encontrar escorpiões, mantendo-os em recipientes fechados e sem tentar matá-los. Em caso de picada, é recomendável lavar a área com água e sabão, aplicar compressa morna e procurar atendimento médico imediatamente, sem realizar torniquete ou aplicar substâncias sobre o local.
Para prevenir a presença de escorpiões, recomenda-se manter quintais limpos, evitar acúmulo de entulhos e folhas secas, além de sacudir roupas e calçados antes do uso e proteger ralos e tanques com telas.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO